A Universidade da Indústria (Unindus) do Sistema Fiep, realizou na sexta-feira (26) a formatura da segunda turma do Curso de Extensão em Administração Sustentável. O programa é destinado a alunos de graduação em administração das universidades do Estado, e tem o objetivo de promover um pensamento sustentável na vida e nos negócios em que os futuros administradores estiverem envolvidos. O Curso é promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Unindus e do SESI, e conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A solenidade de formatura foi aberta com a pergunta “O que é sustentabilidade?”, feita por uma das alunas para que todos, alunos, professores, pais e amigos pudessem refletir sobre o tema em suas relações com a sociedade em que vivem. O curso, segundo o idealizador e assessor da presidência da Fiep, Marcos Schlemm, foi pensado para focar a sustentabilidade em todas os ambientes, e com a preocupação de colocar os alunos, o mais próximo possível da realidade. “Nossa ideia é simular, com foco em sustentabilidade, o ambiente que estes jovens vão encontrar no mercado de trabalho após se tornarem bacharéis em administração”, destaca.
Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o curso de extensão não é apenas uma atividade extracurricular, é um desafio para os alunos. Ao final do discurso, Akel deixou uma última tarefa aos alunos: “Vocês agora terão uma missão bastante fácil, que é a de transformar o mundo”. E de carona nessa missão, o diretor executivo de Centro Internacional de Inovação da Fiep (C2i) e da Unindus, Filipe Cassapo, também deixou um recado aos futuros administradores. “As escolhas feitas por estes alunos vão, com toda certeza, promover alguma mudança positiva no ambiente em que eles vivem”.
Destaque
Entre os 27 alunos que fizeram parte da segunda turma do Curso de Extensão em Administração Sustentável, três deles se destacaram no grupo, segundo os professores. O aluno Felipe Bulek, que cursa o terceiro ano de administração dn UFPR foi um dos destaques, e conta que decidiu fazer o curso porque acredita que a sustentabilidade é um tema promissor em todas as áreas profissionais. “O exercício da administração está inserido em todos os setores da economia, e o pensar sustentável vai me ajudar a desempenhar melhor minha profissão”, explica.
O curso tem uma carga horária bastante pesada. Durante dez meses, os alunos tiveram que cumprir 580 horas entre aulas teóricas e atividades práticas, como visitas a indústrias e locais onde é possível avaliar a aplicar os conceitos de sustentabilidade aprendidos. “Um momento que exemplifica a experiência que tentamos ofertar a estes jovens foi a visita que eles fizeram ao aterro sanitário da Caximba. Foi curioso e intrigante a reação dos alunos, que se surpreenderam ao ver onde vão parar muitos dos produtos com design bonito que eles consomem diariamente”, lembrou Schlemm.
Ao final do curso, para conseguir o certificado, os alunos tiveram que elaborar um projeto real de sustentabilidade. “Criamos uma empresa de e-commerce de produtos sustentáveis”, finaliza o destaque do curso, Felipe Bulek.