Nove cidades digitais já confirmaram presença no Congresso da Rede de Participação Política
Evento tem presenças confirmadas da Secretária de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, e do representante do BNDES, Marcelo Corrêa Barbosa Fernandes . Em pauta, internet livre para todos
Nove cidades digitais do Paraná já confirmaram presença no 3º Congresso da Rede de Participação Política (RPP) – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) –, que neste ano tratará, especificamente, do fomento à inclusão digital, com a distribuição gratuita do sinal de internet a partir da criação de cidades digitais. O evento será realizado no dia 14 de setembro, em Curitiba, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), das 8h às 18 horas, e abordará, entre outros temas, das políticas públicas para o setor, fontes de financiamento e legislação.
São pelo menos 20 cidades digitais no Estado identificadas até o momento pela equipe da RPP. Até esta quarta-feira (31), os prefeitos Cristovon Videira Ripol (Pitangueiras), Elias de Lima (Engenheiro Beltrão), Pedro Leandro Neto (Nova Aurora), Ailton Buso de Araújo (Cruzeiro do Sul), Cláudio Gotardo (Boa Esperança), Sinval Ferreira da Silva (Tibagi), Vanderlei José Crestani (Chopinzinho), Carlos Carmindo Bonato (Araruna) e Edgar Bueno (Cascavel) já haviam confirmado participação no 3º Congresso da Rede.
Durante o evento, os representantes dos Executivos Municipais apresentarão os resultados obtidos até o momento com a implantação do sistema de internet gratuita. “O objetivo é estimular que outras localidades também passem a oferecer o sinal gratuito de internet aos seus moradores”, destacou o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho. “Internet não tem dono. Cada vez mais é o encurtamento de distâncias, e, portanto, o encurtamento social. Pode haver uma equidade entre as pessoas, já que há muitas que não estão incluídas na internet”.
Marinho enumerou ainda diversos benefícios que podem estimular o interesse de prefeitos e vereadores a elaborarem projetos do gênero. Cada prefeitura tem adaptado conforme a realidade de seu município. “Além de melhorias na gestão pública, permitindo a conexão dos órgãos públicos, verificamos melhorias na Educação, no desenvolvimento econômico, chegando a uma interface entre sociedade e poder público também”, cita.
Governo Federal no Congresso – O evento já conta com as presenças confirmadas de dois importantes representantes do governo federal. Do Ministério das Comunicações, estará Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital, falando sobre o projeto Cidades Digitais, que deverá ser lançado em breve pelo Planalto. Além dela, também estará presente o chefe do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Marcelo Corrêa Barbosa Fernandes, que discutirá as políticas públicas para o fornecimento de internet gratuita à população.
Bairro digital – O Uberaba Digital será outra experiência a ser apresentada no Congresso no próximo dia 14. O projeto, lançado oficialmente em maio deste ano, foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta. Atualmente são duas antenas transmissoras do sinal com capacidade para atender 17 mil pessoas. Nos primeiros quatro meses, já são mais de 900 usuários cadastrados.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.participacaopolitica.org.br