O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, recebeu quarta-feira (14) o titulo de Cidadão Honorário de Ponta Grossa. Na mesma noite, ele foi homenageado, também, pelos dirigentes dos sindicatos empresariais dos Campos Gerais, em reconhecimento à expansão da entidade na região.
Proposto pela Câmara de Vereadores, o título de Cidadania foi entregue em sessão solene que comemorou os 188 anos de emancipação do município. Treze personalidades foram homenageadas pela contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Ponta Grossa.
“É um reconhecimento de nossa cidade ao trabalho de cada um, e também um estímulo para que prossigam nesta caminhada”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Silva. “Temos muito a comemorar”, afirmou o prefeito Pedro Wosgral Filho. “Nossa cidade avançou muito nos últimos anos e é abençoada por pessoas que se distinguem pelo trabalho em prol da coletividade.”
O título de cidadania a João Barreto Lopes foi proposto pelo vereador Sebastião Mainardes Junior. No seu pronunciamento, o diretor do Senai Paraná atribuiu a indicação do seu nome ao fortalecimento da presença da entidade em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. “Essa homenagem se estende ao grande trabalho que os colaboradores do Senai e de todo o Sistema Fiep realizam nesta região, com formação profissional e apoio às indústrias”, disse ele, muito emocionado.
O presidente eleito do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, o diretor do Sesi Paraná, José Antonio Fares; o diretor do IEL, Geraldo Bolzani, diretores das casas, gerentes das cinco regionais do Sesi/Senai no Estado, gerentes de unidades e profissionais da entidade participaram do evento.
“Agradeço muito a presença de todos. Creio que essa manifestação da cidade representa a gratidão por nossa entidade”, disse Barreto, lembrando que o Senai Paraná formou ao longo de sua história cerca de 3 milhões de alunos no Estado. Ele fez referência especial ao empresário Nelson Hubner, que tem empreendimentos em Ponta Grossa e prestigiou o encontro. “Ele é um dos mais ilustres alunos do Senai, que se tornou empresário reconhecido e é hoje conselheiro de nossa entidade”, contou Barreto.
Sindicatos –Os investimentos realizados pelo Sistema Fiep em Ponta Grossa nos últimos anos aumentaram de 5.300 para 9.400 metros quadrados as instalações da unidade, que passou a atender, com formação profissional e serviços técnicos às indústrias, todos os setores dos sindicatos empresariais da região – minerais não metálicos, madeira, cerâmica, reparação de veículos, Sindimetal e panificação. Outras áreas, como confecção industrial e construção, passaram a ser atendidas.
Essa expansão, além dos investimentos feitos em outras cidades da região, motivaram a homenagem que o diretor regional do Senai Paraná recebeu dos presidentes dos sindicatos empresariais, durante jantar realizado logo após a sessão solene da Câmara de Vereadores.
“Estamos muito felizes”, disse o presidente do Sindicato da Madeira de Ponta Grossa, Ivo Bremm. “Nos últimos anos o Senai multiplicou por cinco sua presença na nossa região, temos orgulho desse trabalho”, afirmou.
O presidente eleito Edson Campagnolo também ressaltou a satisfação com o reconhecimento. “Quero renovar os compromissos do Sistema Fiep com essa região e reconhecer o apoio dos sindicatos empresariais”, disse ele. João Barreto Lopes recebeu a placa em reconhecimento ao trabalho do Senai das mãos de Ivo Bremm; do presidente do Sindirepa-PG, Jorge Szabli Junior; do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Ponta Grossa, José Salomão Messias; do presidente do Sindimetal Ponta Grossa, José Lívio Burda; do presidente do Sindicato das Indústrias de Minerais Não metálicos do Paraná, Fábio Pires Leal, e Sindicato das Indústrias de Cerâmica, Miguel Gauginski.
Eles ressaltaram, também, o trabalho de articulação ferito pela Diretoria de Relacionamento com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep e homenagearam o diretor, Milton Bueno.