Senai promove lançamento de produto na Top Inovationn

O produto Crockmix, da Alimentos Apetitoso, foi lançado durante o evento. Além disso, o Sesi e o Senai apresentaram projetos apoiados pelo Edital de Inovação e os desenvolvidos por seus alunos, professores e técnicos

O Senai Paraná promoveu, durante a Top Inovationn, realizada em Curitiba quarta e quinta-feira (21 e 22) o lançamento do produto Crockmix, mistura pronta para empanar e temperar assados e grelhados, desenvolvido pela indústria Alimentos Apetitoso, em parceria com o Senai Londrina, com o apoio do Edital Senai/Sesi de Inovação-2010.

O lançamento do produto, com degustação, teve a presença do presidente da empresa Apetitoso, Wanderlei Napoli; do diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes; da gerente de Inovação da entidade, Sônia Parolin.

Mistura pronta para empanar e temperar carnes de aves, peixe, suíno e camarões, o Crockmix não contém glúten, nem sal, ovos ou temperos. “O produto garante mais rapidez no preparo e mais sabor aos alimentos”, explica o empresário Napoli. Segundo ele, o produto facilita a vida da dona de casa e dos profissionais de restaurantes.

Em março do ano passado, a empresa lançou no mercado o Crockmix para frituras, produto que é uma mistura pronta para temperar e empanar carnes e legumes. Em seguida, idealizou o Crockmix para assados e grelhados, seguindo a tendência de desenvolver alimentos mais saudáveis, com menos calorias. O projeto foi inscrito e aprovado no Edital Senai/Sesi de Inovação e obteve No ano passado, a empresa Alimentos Apetitoso consegui a segunda posição no ranking nacional.

Edital 2010 – Durante a Top Inovationn, o Senai e o Sesi Paraná apresentaram os projetos, em desenvolvimento, apoiados pelo Edital de Inovação 2010, e os projetos premiados na Mostra Inova 2011, tanto os desenvolvidos por empresas e aprovados no Edital de Inovação, como os propostos por alunos e professores das duas entidades.

São quatro os projetos aprovados no Edital de Inovação 2010, que estão sendo desenvolvidos por empresas em parceria com o Sesi: Raquetada Olimípica: caso Badminton, da empresa Kaemunn, em parceria com o Sesi Arapongas; Biorritmo Industrial, da Usina Vale do Ivaí, em parceria com o Sesi Maringá; Alimentação Enriquecida com Ômega 3 para o Trabalhador da Indústria, da empresa Pennachi em parceria com o Sesi Arapongas, e Mental e Ferramental –criando o mercado audiovisual, da Tecnokena, em parceria com o Sesi Curitiba.

Além do Crockmix, o Senai apresentou mais três projetos, dois deles apoiados no Edital 2010 e que estão em fase de desenvolvimento: Picolé Baby enriquecido com flavonoides, da empresa Oficina do Sorvete, em parceria com o Senai Foz do Iguaçu; Simulador de Plantas de Instrumentação e Controle de Processos Industriais 3D, da empresa Oniria, em parceria com o Senai Londrina. Já o projeto Plataforma Colaborativa de Desafios para Geração de Jogos Digitais (Quizzes) é do departamento regional do Senai e apoiado por edital do Senai nacional, que trata de tecnologia para educação em sala de aula.

Mostra – O Concurso Mostra Inova é uma iniciativa do Sesi e do Senai para estimular a criatividade nos seus alunos, professores e técnicos. Na edição deste ano concorreram 52 projetos inovadores, nas categorias produto, serviço e processo. Além destes, participaram 18 “casos de sucesso”, que são projetos desenvolvidos por indústrias em parceria com profissionais do Sesi e do Senai e que já se transformaram em produtos inovadores.

Os projetos ficaram expostos para a visitação do público que acompanhou a etapa de Curitiba da Olimpíada do Conhecimento, que aconteceu no Complexo Sesi/Senai CIC. Eles foram avaliados por mais de 60 profissionais de indústrias, de instituições e do mercado.

O premiados foram apresentados na Top Inovationn, nesta semana. São eles: Selo Qualidade Bonés de Apucarana, vencedor na categoria serviços, desenvolvido pelo Sesi e o Senai do município e tem o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí e do APL Bonés de Apucarana.

Jardim sensorial como ferramenta para a Educação Ambiental (segundo lugar categoria serviços), desenvolvido pelo do Colégio Sesi Pato Branco.  

Minha Oficina é ECO (terceiro lugar categoria serviços, desenvolvido pelo Colégio Sesi Ponta Grossa.

Exaustor Eólico/Geração de Energia, primeiro lugar na categoria inovação em processo), desenvolvido pelo Sesi e o Senai de Apucarana. 

Sistema de Eliminação do Chorume (segundo lugar em processos), do aluno Orlando Bruno Neto, do Senai Maringá.

Eureka Feira de Engenhocas (terceiro lugar em processos), do Colégio Sesi de Bandeirantes.

Bebida Láctea Fermentada com Soja Enriquecida com Ômega 3,6 e Colágeno, (vencedor em inovação de produto), desenvolvido por dois alunos do curso técnico de Alimentos, do Senai CIC.

Urnas Funerárias (segundo lugar), desenvolvido pelo Senai de Telêmaco Borba, dentro do projeto HPI, vencedor no grupo dos casos de sucesso.

Sistema para Automação da Indústria Química de Domissaneantes (terceiro lugar em produto), desenvolvido pelo Senai Londrina

Os cases de sucesso premiados pela Mostra Inova e apresentados na Top Inovationn são: Centro de Educação João Paulo II, primeiro lugar entre os projetos realizados em parceria com o Sesi.

Idioma Sob Medida, segundo colocado entre os projetos desenvolvidos em parceria com o Sesi.

Canteiro das Letras, do Sesi Cascavel e da Construtora PPN, daquele município.

Madeira Plástica, da Madeplast, de Curitiba, primeiro lugar entre os projetos desenvolvidos em parceria com o Senai.

Hotel de Projetos Inovadores (HPI), segundo lugar entre os projetos desenvolvidos com o Senai,  desenvolvido em Telêmaco Borba e a prefeitura daquele município.

Movelaria Paranista, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Design do Senai-PR.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR