Fiep abre edital para primeira incubadora do Brasil em ambiente empresarial

Objetivo da Federação é ajudar empresas a lançar novos produtos para o mercado. As inscrições vão até 17 de outubro

O Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Fiep, publicou edital para a primeira incubadora do Brasil sediada dentro de uma federação de indústria. A inciativa deverá atender empresas que já possuem produtos concebidos, mas que ainda não conseguiram o apoio necessário para lançar o produto no mercado. O edital recebe inscrições até o dia 17 de outubro.

O conceito inovador da incubadora da Fiep, segundo o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo, está na proximidade que a Federação tem, por meio de convênios, com importantes instituições como a BM&F Bovespa, universidades e centros de pesquisas como o Instituto Fraunhofer, um dos mais importantes centros de tecnologia da Europa, além de algumas parcerias instaladas no Cietep, como a Fundação Araucária, a ANPEI e o Instituto Endeavor. “Dessa forma, o empresário estará em um ambiente de negócios, em contato com institutos de pesquisas, investidores públicos e privados, além de outras empresas com cases de sucesso e já estabelecidas no mercado paranaense, nacional e internacional”, afirma.

Para o consultor de negócios do C2i, Augusto Muratori, mesmo com um bom produto ou serviço, lançar algo novo no mercado é uma tarefa difícil para um empresário fazer sozinho. “Muitos empresários não possuem o conhecimento necessário, ou desconhecem os caminhos para fazer um empreendimento dar certo. Neste modelo de incubadora pensado pelo C2i, os empresários terão acesso a estrutura, serviços especializados, recursos e acompanhamento para acelerar o crescimento de negócios inovadores”.

Outro diferencial importante da incubadora do C2i é a proximidade com diferentes linhas de recursos públicos e privados. “A incubadora está diretamente ligada ao Núcleo de Capital Inovador da Fiep, e entre as competências dos nossos consultores de negócios está o acompanhamento e a aproximação das empresas com investidores públicos e privados. Muitas vezes o que falta para um empresário expandir é o recurso financeiro, e aqui ele poderá encontrar apoio para conseguir”, destaca Felipe Couto, gerente do Núcleo de Capital Inovador do C2i.

O edital está disponível em www.c2i.org.br/incubadora e as inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro. Podem se inscrever apenas empresas legalmente constituídas e que tenham produtos inovadores já desenvolvidos (em fase de pré-lançamento).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR