Desafio Passarela Senai mostra novos talentos da moda paranaense

Alunos do curso técnico de Estilismo em Confecção Industrial do Senai/Cietep vão desenvolver e mostrar suas criações. Evento acontece de 17 a 21 de outubro

Será realizada de segunda as sexta-feira da semana que vem (17 a 21) mais uma edição do Desafio Passarela Senai, evento que se destina aos alunos do curso técnico de Estilismo em Confecção Industrial do Senai/Cietep e já é reconhecido como uma verdadeira vitrine de novos talentos da moda paranaense.

Durante a competição, os alunos terão de responder ao desafio de  desenvolver, montar e apresentar um look, que será produzido a partir de um tema e segmento definidos pela organização. O objetivo é estimular o desempenho e a destreza manual dos alunos no desenvolvimento de uma tarefa com espaço de tempo reduzido.

Segundo Edson Korner, coordenador do curso técnico de Estilismo, o Desafio Passarela começou em 2006, para integrar os alunos, dar visibilidade aos talentos e coloca-los em contato direto com a dia a dia das indústrias.

Desde então, viemos somando esforços entre profissionais do Senai, professores e parceiros como empresas e sindicatos. O evento cresceu, atraiu público, mídia e confiança, firmando-se no calendário anual do Senai e na moda em Curitiba”, afirma Korner. O Desafio Passarela tem apoio dos sindicatos empresariais filiados à Fiep.

Inspiração – O Desafio Passarela é inspirado no programa “Project Runway” do canal fechado People and Arts. Cerca de 200 alunos do curso técnico de Estilismo em Confecção Industrial desenvolvem uma prova, são escolhidos dez finalistas que competem durante dois dias no desenvolvimento, montagem e apresentação de um look que será produzido a partir de um tema e segmento definidos pela organização.

Nas cinco edições realizadas desde 2006, são evidenciados apoiadores e patrocinadores que, juntos, fazem o Desafio acontecer integrando os elos do setor do vestuário. “Cada edição do Desafio contém uma prova diferente, desta forma a organização busca privilegiar as empresas que trabalham com os diversos segmentos da moda”, explica Korner.

Há uma premiação para o estilista vencedor, modelo revelação e ajudante do estilista; viagens, roupas, livros, estágios nas empresas, cursos de qualificação e remuneração em dinheiro.

Para isto, uma comissão avaliadora, a cada edição, escolhe o trabalho vencedor. A comissão é sempre composta por  estilistas, jornalistas da moda e formadores de opinião. 

Já participaram deste júri. Stephanie Murray, responsável pelo ateliê da famosa marca Kenzo, de Paris; Eleuther Guimarães Viana e Kazuko Ferraz (estilistas); Sérgio Sossella (fotógrafo) Roberto Arad, Júnior Gabardo (Sexes), Caio Gobbi, Thaís Rossiter (estilistas) Alessandra Lilá, Gustavo Werner, Gisa Gabriel (produtora), o arquiteto Maurício Pinheiro Lima, jornalistas de moda Nereide Michel, Danielle Brito, Rafaella Sabatowitc, entre outros.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR