Cerca de 500 empresários e profissionais da indústria gráfica de 22 estados brasileiros participaram do 15º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), iniciado no sábado (08) e encerrado nesta terça-feira (11), em Foz do Iguaçu. Realizado pela Abrigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica – o evento promoveu a atualização dos empresários e profissionais do setor e debateu o futuro da indústria gráfica.
“O encontro superou todas as expectativas. As palestras foram de alto nível e trataram das estratégias necessárias para desenvolver o setor especialmente neste momento em que a comunicação digital avançou tanto e trouxe mudanças significativas no nosso setor”, disse Sidney Paciornik, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que representou o presidente da entidade, Edson Campagnolo, no evento. O presidente Campagnolo não pôde estar presente pessoalmente, mas fez contato com a diretoria da Abigraf e gravou mensagem saudando os participantes do encontro.
“Com a tecnologia digital a realidade da indústria gráfica mudou de forma muito rápida e precisamos estar atentos”, destacou Sidney Paciornik, que também é empresário do setor e preside a Abigraf- regional Paraná. Para Paciornik, a tecnologia digital fez desaparecer muitos produtos da indústria gráfica como nota fiscal e até alguns veículos de comunicação que já fizeram a opção exclusivamente pela versão eletrônica. “Por isso, a tecnologia digital é vista por alguns como uma inimiga do setor, mas ela pode ser vista também como uma aliada porque promoveu uma modernização muito rápida. “Ao mesmo tempo em que a tecnologia digital tirou uma parte do mercado das gráficas por outro lado acrescentou outros, além de garantir mais facilidade e agilidade ao processo de produção”, destacou.
Ao final do congresso, todos os participantes foram convidados a participar do próximo encontro que acontece daqui a três anos, em local ainda a ser definido.