Fiep sedia Fórum Futuro 10 e apresenta Banco de Projetos

Grupo que reúne 16 entidades representativas do Paraná apresentou à bancada federal e ao governo do Estado as principais demandas do setor produtivo na área de infraestrutura

As entidades que compõem o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná apresentaram à bancada federal, nesta segunda-feira (17), as demandas que consideram prioritárias para aprimorar a infraestrutura do Estado e, assim, aumentar a competitividade das empresas paranaenses. Durante o encontro, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o grupo pediu aos deputados e senadores que utilizem as demandas como base para a elaboração de emendas ao orçamento da União para 2012, a fim de agilizar a liberação de recursos necessários para investimentos considerados emergenciais. A reunião teve ainda a presença do governador Beto Richa e de quatro secretários estaduais.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, ressaltou a importância da união entre as principais entidades representativas do Paraná, parlamentares e Executivo estadual em torno de objetivos comuns. “Se não tivermos sintonia, se não estivermos na mesma toada, como uma orquestra bem afinada, não vamos conseguir os resultados que precisamos”, afirmou.

Para Campagnolo, a atuação da bancada paranaense em Brasília é essencial no processo de busca por recursos para aprimorar a infraestrutura do Estado, já que boa parte dos investimentos depende do governo federal. “Precisamos do esforço da bancada principalmente nas questões de logística e infraestrutura, em que o Paraná tem tido certa dificuldade nos últimos anos. Quando pensamos em desenvolver o Paraná como um todo, e especialmente o interior do Estado, é necessário que haja essa sintonia”, disse.

O governador Beto Richa também destacou a importância do trabalho conjunto entre setor produtivo, Executivo estadual e bancada federal na busca de soluções para a infraestrutura. Segundo ele, esse diálogo já vem gerando resultados positivos. “Estamos conseguindo muitos investimentos federais no Estado e nossos deputados têm apresentado emendas ao orçamento da União destinando importantes recursos para a melhoria, sobretudo, da infraestrutura do Paraná”, declarou.

Apesar disso, Richa admitiu que os esforços adotados por seu governo desde o início do ano para solucionar os problemas logísticos do Estado ainda estão distantes do ideal. “Primeiro tivemos a necessidade de recomposição das finanças e da capacidade de investimento do Paraná, com medidas de austeridade para termos uma sobra de caixa”, explicou. “O Estado nunca ficou paralisado, mas investimentos de forma intensa e vigorosa como eu quero, ainda não aconteceram. Certamente, porém, em breve os paranaenses vão poder ver o Estado transformado em um canteiro de obras”, concluiu.

Banco de Projetos
Uma das primeiras ações que deve nortear a realização das obras de infraestrutura diz respeito à criação de um Banco de Projetos, ideia que vem sendo defendida de forma intensa pela Fiep. “Este banco será sediado pelo setor produtivo, mas com participação do governo estadual e federal”, explicou o consultor do Conselho Setorial de Infraestrutura da Fiep, Mario Stamm.

Segundo ele, a minuta de um projeto de lei que embasará a criação deste Banco de Projetos está em análise pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Após esta análise, a proposta será encaminhada ao líder da bancada paranaense na Câmara Federal, deputado Fernando Giacobo (PR), e ao chefe do escritório do governo do Paraná em Brasília, Alceni Guerra, para que seja defendida na capital federal.

“Começar pelos projetos é o primeiro passo para a realização das obras que o Paraná precisa”, concordou o senador Sérgio Souza (PMDB), presente no evento. O parlamentar atentou ainda para a necessidade de deixar a política partidária de fora do debate para buscar os resultados esperados. “Apenas aquele que se desprende das bandeiras partidárias consegue trabalhar pela sociedade”, refletiu.

Segundo o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), hoje o Paraná é preterido na liberação de recursos federais em relação a outros Estados. Esse hiato, segundo ele, deve-se, entre outros fatores, à falta de projetos para realização de obras. Para reverter este quadro, o parlamentar acredita ser necessário o alinhamento das entidades representativas para o embasamento das propostas. “É fundamental a participação da sociedade civil organizada neste processo”, afirmou. O parlamentar sugeriu ainda que as emendas de bancada sejam destinadas a obras estruturantes, que beneficiarão o Estado como um todo, deixando as emendas individuais para as obras nos municípios onde os parlamentares têm sua base eleitoral.

Também a deputada federal Rosane Ferreira (PV) destacou a importância do trabalho do Fórum Futuro 10 na articulação de diferentes entidades e atores políticos e sociais. “Fico muito feliz porque vejo a sociedade civil, a bancada federal e a nossa ministra da Casa Civil (Gleisi Hoffmann) falando a mesma língua”, observou.

Também participaram da reunião do Fórum Futuro 10 desta segunda-feira o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, e os secretários estaduais José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Cassio Taniguchi (Planejamento), e Norberto Ortigara (Agricultura); os deputados federais André Zacharow (PMDB), Fernando Francischini (PSDB), Rosane Ferreira (PV), Eduardo Sciarra (PSD), Nelson Padovani (PSC) e Reinhold Stephanes (PMDB); além do senador Sérgio Souza (PMDB) e do chefe do escritório do governo do Paraná em Brasília, Alceni Guerra.

A Fiep esteve representada ainda pelo vice-presidente Hélio Bampi e pelos coordenadores dos Conselhos Temáticos de Infraestrutura, Paulo Ceschin, e de Assuntos Legislativos, Sebastião Ferreira Martins Júnior.

Infraestrutura do Paraná precisa de investimentos de R$ 6 bilhões até 2015
O Paraná precisa de investimentos de R$ 6 bilhões até 2015 para solucionar os principais gargalos que afetam a infraestrutura do Estado. O levantamento, elaborado por técnicos da Fiep, foi apresentado à bancada federal durante a reunião do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná nesta segunda-feira (17). Desse montante, as entidades solicitaram que a bancada federal apresente emendas ao Orçamento da União totalizando R$ 480 milhões para serem aplicados já em 2012.

O estudo apresentado aos parlamentares enumera uma série de obras nos portos, aeroportos, ferrovias e rodovias do Paraná. Entre as melhorias apontadas como prioritárias já para o próximo ano está o início da modernização do corredor de exportação do Porto de Paranaguá, que precisam de investimentos imediatos de R$ 150 milhões. Além disso, o Fórum pede outros R$ 20 milhões para a dragagem e aprofundamento do canal que dá acesso ao terminal. Até 2015, as entidades apontam a necessidade de investimentos de R$ 1 bilhão nos portos paranaenses.

Em relação à malha ferroviária do Estado, o Fórum prevê investimentos de R$ 3 bilhões nos próximos quatro anos. As entidades pedem que, já no ano que vem, sejam disponibilizados R$ 25 milhões para o início das obras do Contorno Ferroviário de Curitiba – que tem valor total estimado em R$ 500 milhões. Também para 2012, seriam necessários mais R$ 3 milhões para obras na rede ferroviária em Maringá e Londrina.

Os investimentos mais importantes nesse modal, porém, não têm início previsto. Segundo o levantamento, seriam necessários R$ 1,5 bilhão para a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá, além de outro R$ 1 bilhão para a construção de uma estrada de ferro ligando Cascavel a Guaíra e Maracaju (MS).

Em relação aos aeroportos – que precisariam de investimentos de R$ 975 milhões até 2015 –, a principal obra no Estado seria a construção de uma nova pista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. A melhoria, estimada em R$ 580 milhões, precisaria de investimentos de R$ 30 milhões já em 2012, segundo o Fórum. A proposta das entidades pede ainda a mobilização por obras nos aeroportos de Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel e Maringá, além da implantação de um aeroporto regional no Oeste do Estado.

Por fim, o Fórum Futuro 10 pede investimos de R$ 1,07 bilhão nas rodovias paranaenses – R$ 236 milhões já em 2012. Entre as principais obras estão a melhoria do acesso rodoviário ao Porto de Paranaguá e a duplicação de estradas em várias regiões do Estado, além da elaboração do projeto para construção da BR-101 no Paraná, cortando o litoral.

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