Os entraves à produtividade das empresas do Paraná no que se refere à infraestrutura portuária e energética foram debatidos nesta terça-feira (18) pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em um módulo temático voltado a empresários e lideranças sindicais do Estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Associativismo (PDA) executado pela Fiep em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com objetivo de fortalecer a atuação dos sindicatos empresariais da indústria na defesa de seus interesses.
O objetivo do módulo é expor os problemas e identificar as oportunidades de atuação empresarial para o avanço do setor. Segundo o analista da CNI, Rodrigo Garcia, que ministrou o conteúdo sobre energia, muitos empresários se surpreendem ao saber do real custo da energia brasileira, a terceira mais cara do mundo, fruto de um arranjo tributário que mina a competitividade das empresas locais. “Nessas discussões (sobre as políticas energéticas do governo) o consumidor nunca está presente na mesa de negociação.”, observa.