Fiep abre Curso de Extensão em Negociações Coletivas

Capacitação voltada para sindicatos empresariais e indústrias segue até agosto; aula inaugural teve palestra de desembargador do TRT-PR

Campagnolo: Fiep pretende multiplicar capacitações por todo o Estado (Fotos: Mauro Frasson)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou na noite da última sexta-feira (5) a aula inaugural do Curso de Extensão em Negociações Coletivas. Voltado principalmente para diretores e executivos de sindicatos empresariais, além de gestores de indústrias, o curso tem como objetivo propiciar aos participantes uma formação específica capaz de destacá-los no gerenciamento e na operação de negociações e mediações coletivas. A abertura da capacitação – que segue até agosto – foi com uma palestra do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, presente à aula inaugural, afirmou que o curso é importante para reforçar o desenvolvimento do associativismo, principalmente no que se refere às questões trabalhistas. “Hoje as relações entre capital e trabalho ainda apresentam certo grau de agravamento e é importante que sempre procuremos um equilíbrio para que as duas partes saiam ganhando”, disse Campagnolo. “Para isso, é importante essa capacitação e queremos multiplica-la em todas as regiões do Paraná”, acrescentou.

Camilla Cavalcanti, da CNI, ressaltou que negociações são importantes para a competitividade da indústria brasileira

A gerente de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcanti, também ressaltou a importância de se capacitar sindicatos e empresas para as negociações coletivas. “No ano passado foram fechados no Brasil mais de 35 mil acordos e 6,5 mil convenções coletivas. Conseguir negociações que sejam boas para os dois lados é um fator importante para a competitividade da indústria brasileira”, declarou a gerente, acrescentando que a Fiep tem sido uma grande parceira da CNI no fortalecimento do associativismo no país.

Organizado pela Gerência da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, o Curso de Extensão em Negociações Coletivas faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), liderado pela CNI. Além da Confederação, a capacitação tem ainda as parcerias da Faculdade da Indústria e da Escola de Gestão da Indústria, instituições ligadas ao Sistema Fiep.

Estão inscritos no curso 30 participantes, ligados a sindicatos filiados à Fiep e algumas empresas. Eles terão 125 horas de treinamento, 95 delas em aulas presenciais quinzenais, na Escola de Gestão da Indústria, em Curitiba. As outras 30 horas serão por meio de uma plataforma de ensino a distância. Nos dez módulos do curso serão abordados temas como a legislação trabalhista e sindical e técnicas interdisciplinares de negociações, mediação, intervenção e arbitragem para pautar mesas de negociação, entre outros.

Na abertura do curso, estiveram presentes representantes de 27 sindicatos filiados à Fiep, incluindo os presidentes dos sindicatos das Indústrias de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa), Wilson Bill; da Indústria do Mate do Paraná (Sindimate), Ignacio Supparo; e das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Maria José do Nascimento.

 

Palestra

A aula inaugural do curso foi ministrada pelo desembargador Luiz Eduardo Gunther, com o tema “A Dinâmica do Direito Sindical e das Negociações Coletivas do Trabalho”. Segundo o desembargador, o curso é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre o setor produtivo e o Judiciário. “Este é um assunto muitas vezes maltratado dentro do Judiciário, até porque a realidade das negociações coletivas nem sempre chega aos juízes”, declarou. “É importante também que a Fiep e as empresas tenham conhecimento do funcionamento do Judiciário”, acrescentou.

Gunther afirmou ainda que a recente publicação da CNI que apresenta 101 propostas para modernização da Legislação Trabalhista deve servir de estímulo para uma ampla discussão sobre o tema. “Essas propostas devem ser profundamente analisadas e são importantes para promover o debate sobre a questão”, disse.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR