Notícias > Artigos

Um ano de grandes realizações

Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, faz um balanço das ações da entidade em 2013

Publicado nos principais jornais do Paraná, em 22 de dezembro de 2013

Chegamos ao fim de 2013. Um ano intenso, de muito trabalho do Sistema Fiep para ampliar ainda mais nosso apoio ao setor industrial paranaense.

Ao longo do ano, as entidades que compõem o Sistema Fiep – Fiep, Senai, Sesi e IEL – implantaram uma série de novos projetos e realizaram investimentos e ações para atender às demandas da indústria do Estado. Iniciativas que têm como principais objetivos o aumento da competitividade de nossas empresas e da qualidade de vida dos trabalhadores.

Uma de nossas ações mais marcantes foi a inauguração do Instituto Senai de Inovação, em Curitiba. Voltado para a área de Eletroquímica, ele foi o primeiro a ser inaugurado no Brasil dentro de uma rede de institutos que será implantada em todo o país e que impulsionará a inovação no setor industrial. Junto com este instituto, lançamos o Campus da Indústria, projeto que reúne diferentes centros de pesquisa e de desenvolvimento industrial para fomentar a pesquisa aplicada.

Também ampliamos nossa atuação na área educacional. Apenas dentro do Pronatec, que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, o Senai realizou mais de 30 mil matrículas no Estado. E com as Faculdades da Indústria, criamos um novo conceito de ensino superior, em que colocamos a expertise do Sistema Fiep em prol de uma formação profissional prática.

E como se não bastasse já termos a maior rede privada de ensino médio do Paraná, com os mais de 13 mil alunos nas 45 unidades do Colégio Sesi, lançamos uma novidade, que entra em funcionamento em 2014: o primeiro Colégio Sesi Internacional. Ele funcionará em Curitiba e, além da metodologia inovadora, oferecerá formação bilíngue para os estudantes.

Neste ano, também reforçamos nossa atuação para o aumento da qualidade de vida do trabalhador, seus familiares e da comunidade. Um dos destaques foi o lançamento do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer. Em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, foi criada uma unidade móvel, equipada com modernos equipamentos de diagnóstico, que percorrerá o Estado realizando exames gratuitos para a prevenção de câncer.

Além disso, a Fiep não deixou de lado seu papel de legítima representante da indústria paranaense, defendendo os interesses do setor. Um dos temas sobre os quais mais nos debruçamos foi a infraestrutura, um dos principais gargalos para o desenvolvimento do país. Junto com outras entidades, temos buscado articulação com os governos estadual e federal para viabilizar investimentos.

Com essas e outras ações, o Sistema Fiep chega ao fim de 2013 com sensação de dever cumprido, mas ciente de que ainda tem muito a fazer. No próximo ano, seguiremos avançando, inspirados pelas comemorações de uma importante data para nossa entidade: os 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Paraná. Assim como fez nessas sete décadas, queremos que o Sistema Fiep continue desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Quero agradecer aos industriais pelo empreendedorismo e aos trabalhadores pela dedicação. Juntos, contribuímos para o desenvolvimento da indústria do Paraná.

Que Deus abençoe todas as famílias e que, inspirados pelo verdadeiro espírito natalino, tenhamos todos um fim de ano abençoado e um 2014 repleto de realizações.

Edson Campagnolo
Presidente do Sistema Fiep

About Author