Regionais > Curitiba e RMC

Sesi PR e Faculdade da Indústria IEL promovem ciclos de estudos sobre os ODS

Segundo encontro acontecerá no dia 29 de setembro, São José dos Pinhais, e terão continuidade em 2016

O Sesi Paraná e a Faculdade da Indústria IEL promoverão, a partir de agosto, o I Ciclo de Estudos ODS. O objetivo da iniciativa é estimular a reflexão sobre a nova agenda mundial para o desenvolvimento sustentável, propostos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo serão realizados quatro encontros que envolverão especialistas, professores e acadêmicos de instituições de ensino superior e a comunidade.

“Desde 2004 o Sesi Paraná lidera o trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Desenvolveu diversas metodologias e criou o Portal ODM. Foram 10 anos de trabalho que tornaram a instituição uma referência nacional no assunto. Com o término da agenda dos ODM e aprovação de uma nova agenda de desenvolvimento mundial, o Sesi, por meio dos ciclos, quer propor reflexões sobre os ODS e contribuir para o seu cumprimento no Brasil, em especial, no Paraná”, destacou superintendente do Sesi e IEL, José Antonio Fares.

O segundo evento acontece no dia 29 de setembro, às 19h. O tema será o ODS 16, que aborda a justiça social. Os próximos encontros serão realizados nos dia 27 de outubro, sobre o tema igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e crianças (ODS 5) e 17 de novembro sobre crescimento econômico sustentado e inclusivo (ODS 8). Todos os encontros do ciclo serão no Teatro Sesi, em São José dos Pinhais (Quinze de Novembro, 1800 – Centro) e serão transmitidos por web conferência para os participantes de outros municípios e estados.

Os palestrantes confirmados são: coordenador do Curso de Direito da Faculdade da Indústria/IEL, João Carlos Zolandeck; Mestre e Juiz de Direito Titular da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Curitiba, Tiago Gagliano Pinto Alberto; doutorando em psicologia social, Júlio Cezar Turbay e professora mestre do curso de Direito da Faculdade Campo Real (Guarapuava), Patricia Manente Melhem.

ODS
Os ODS foram definidos a partir de consultas públicas realizadas em 50 países, entre eles o Brasil, com o objetivo de reunir as prioridades globais para o desenvolvimento. São 17 objetivos e 169 metas, que serão submetidas à próxima reunião de Cúpula da ONU, em setembro.

Os ODS possuem seis grandes eixos de atuação: planeta, pessoas, dignidade, prosperidade, justiça e parcerias.

About Author