Estratégias para o desenvolvimento passam pela Educação Profissional
Dentro de poucas semanas, diretores, gerentes, coordenadores e demais tomadores de decisões na temática de Educação Profissional de países da América Latina e Caribe se reunirão em Curitiba para discutir o conhecimento como estratégia para o desenvolvimento. A Conferência Internacional de Educação Profissional 2016, que será realizada de 4 a 12 de agosto no Campus […]
Dentro de poucas semanas, diretores, gerentes, coordenadores e demais tomadores de decisões na temática de Educação Profissional de países da América Latina e Caribe se reunirão em Curitiba para discutir o conhecimento como estratégia para o desenvolvimento.
A Conferência Internacional de Educação Profissional 2016, que será realizada de 4 a 12 de agosto no Campus da Indústria, pretende trazer ao debate os rumos da Educação Profissional, assim como os obstáculos e as soluções apresentadas por diversos países, considerando suas realidades distintas.
As indagações pretendidas remetem à forma como sociedades e economias dinâmicas tratam as questões culturais e os desafios na formação e na capacitação profissional.
Esses desafios envolvem fatores como a gestão das instituições e do processo de aprendizagem, a orientação profissional, as grades curriculares e os processos de avaliação, além dos vínculos muito próximos que existem entre a educação e o mercado de trabalho.
Também será contextualizada a educação profissional nos cenários regional e mundial, com as políticas públicas de formação e geração de emprego, e o foco no papel da Educação Profissional e sua relação com as políticas de desenvolvimento produtivo.
Organizada pelo Senai, uma das instituições que compõem o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a conferência conta com o apoio técnico do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/OIT) de Turim, na Itália, que é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (OIT/Cinterfor) de Montevidéu, no Uruguai, e do Departamento Nacional do Senai, em Brasília.
As instituições que se reúnem para essa oportunidade de aprendizado e intercâmbio de experiências, atuam em áreas temáticas de Educação Profissional, Competitividade e Inovação; Educação Profissional para o Desenvolvimento Social; Gestão Estratégica e Operacional de Instituições de Educação Profissional; e Metodologias de Formação Profissional.
Na programação do evento estão painéis, palestras, minicursos temáticos, sessões de disseminação de boas práticas, visitas técnicas a unidades operacionais do Senai em Curitiba, e ainda uma exposição de recursos didáticos usados pelo Senai no estado.
Os interessados em participar da conferência, podem se inscrever no endereço http://www.senaipr.com.br/conferenciainternacional/. No site, programação completa do evento, com currículo dos palestrantes e informações adicionais.