Paraná terá diagnóstico de inovação e sustentabilidade nas indústrias
As indústrias do Paraná vão passar por levantamentos que prometem traçar diagnósticos de inovação e sustentabilidade. Os estudos, coordenados pelos Observatórios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, serão fundamentais para que as indústrias recebam orientações para melhorias nessas áreas. Além disso, as pesquisas contribuirão para que se conheça os caminhos que as […]
As indústrias do Paraná vão passar por levantamentos que prometem traçar diagnósticos de inovação e sustentabilidade. Os estudos, coordenados pelos Observatórios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, serão fundamentais para que as indústrias recebam orientações para melhorias nessas áreas. Além disso, as pesquisas contribuirão para que se conheça os caminhos que as empresas seguem nesses segmentos e como está a situação atual delas.
Os Observatórios do Sistema Fiep estão disponibilizando em seu site questionários para a terceira edição da Bússola da Inovação e a primeira edição da Bússola da Sustentabilidade. São dois temas considerados estratégicos para a indústria do estado e de relevância para a melhoria na competitividade das empresas.
Desde 2013, nos levantamentos realizados sobre a inovação, 20 mil indústrias foram monitoradas e 2 mil diagnósticos foram realizados. Representantes das indústrias respondem a um conjunto de perguntas e, no final, recebem o diagnóstico, que é imediato e gratuito. O objetivo é buscar caminhos para aumentar a competitividade e o desenvolvimento do setor industrial. O estudo parte da premissa de que as indústrias paranaenses são competitivas, mas que podem apresentar melhores resultados a partir da inovação e da sustentabilidade.
Os questionários foram construídos com base em pesquisas mundiais. Para isso, foi adotada metodologia de pesquisa científica, que compreendeu revisão da literatura existente e entrevistas com especialistas em inovação e sustentabilidade. Esses questionários já estão disponíveis.
O prazo segue até o dia 31 de outubro de 2016. Nesse período, o representante da empresa poderá acessar as pesquisas nos sites www.bussoladainovacao.org.br e www.bussoladasustentabilidade.org.br. A participação é espontânea e o resultado é direto.
Estará garantido o sigilo dos dados informados, de acordo com a exigência do Código Internacional de Ética e Pesquisa. As respostas fornecidas serão consideradas de forma agregada. Por isso, nenhuma empresa ou representante dela será identificado na análise dos resultados.
Cerca de seis meses após o término do levantamento, os Observatórios reunirão todas as informações. Uma equipe de inteligência vai analisar os dados e fazer um relatório final, sobre cada um dos estudos. Por ser um procedimento espontâneo, a coordenação dos Observatórios espera que, em média, 700 empresas participem.
Cada empresa poderá participar apenas uma vez em cada edição. Mas depois de concluída a pesquisa, é possível acessar o diagnóstico sempre que necessário, usando os mesmos login e senha cadastrados para o preenchimento do questionário.