Terminar estudos pode aumentar chances de emprego

Modalidade EJA do Sesi no Paraná com ensino à distância pode ser contratada gratuitamente por indústrias do estado

Com desemprego recorde – são quase 11,5 milhões de pessoas sem trabalho formal no Brasil –, a qualificação tornou-se uma regra para competir no mercado e terminar os estudos pode ser uma boa maneira de se recolocar ou até mesmo de evoluir dentro da empresa. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a taxa de desemprego entre as pessoas que não concluíram o ensino médio é quase o triplo da taxa entre pessoas que terminaram o ensino superior: 13,7% dos adultos que não terminam o ensino médio ficam desempregados. Serviço do Sesi no Paraná, a Educação de Jovens e Adultos feita à distância (EJA EAD) permite que o estudante retome seus estudos em casa – empresários e indústrias do estado podem contratar o serviço gratuitamente.

Com mais de cinco mil matrículas em 2015, o EJA EAD contempla o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) e, além da possibilidade de o aluno ter flexibilidade para adaptar os estudos em sua rotina, o curso é ofertado com uma disciplina por vez. “Isso melhora o rendimento pedagógico do aluno, e possibilita a imersão na disciplina”, diz a gerente de educação do Sesi no Paraná, Lilian Luitz.

Além disso, a metodologia do Colégio Sesi, que prima pela autonomia do estudante, também é empregada no curso. “O estímulo ao trabalho em equipe e a conexão entre os saberes são exemplos de como trabalhamos na EJA EAD”, explica.  No final, o estudante recebe certificado de conclusão de curso, reconhecido pela Secretaria da Educação do Paraná.

Implantado em 2014, o EJA EAD do Sesi tem duração de 1 ano e meio (EM) e dois anos (EF), se o aluno cumprir o cronograma das disciplinas – 20% das aulas são presenciais, o que equivale a 4 horas por semana, no Polo de Apoio Presencial do Sesi. “Estudar nessa modalidade exige empenho como em qualquer outro curso. O progresso e o surgimento de resultados positivos aparece para todos os envolvidos. Na EJA EAD, trabalhadores e empresas saem ganhando”, salienta a gerente.

Melhora da produtividade na rotina é um dos ganhos observados no andamento do EJA.  “O Sesi compreende que a qualificação do trabalhador é indispensável para o desenvolvimento da indústria do Paraná. Colaboradores mais qualificados contribuem de maneira significativa nas empresas e tornam-se parceiros na melhoria da qualidade de serviços, produtos e processos”, ressalta Lilian.

Autoestima

Mas o primeiro impacto do programa, segundo a gerente de educação, é na melhora da autoconfiança do trabalhador que consegue concluir seus estudos. “Não raro, fora da escola há muitos anos, sentem-se constrangidos ou até mesmo temerosos em retomar os estudos. O que não nos falta são testemunhos de pessoas que hoje se sentem mais confiantes e seguras para continuar estudando e progredindo. Acima de tudo, conseguimos contribuir com a melhora da autoimagem e da felicidade das pessoas”, frisa.

As unidades ofertantes da Educação de Jovens e Adultos do Sesi são: Ampére, Apucarana, Arapongas, Araucária, Assaí, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Capanema, Cascavel, Cianorte, Curitiba – Boqueirão, Curitiba – CIC, Curitiba – Portão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Londrina, Marechal Candido Rondon, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Terra Roxa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Serviço:

Trabalhadores da indústria do Paraná e seus dependentes podem ter acesso gratuitamente ao EJA EAD. Mais informações sobre o serviço no site: http://www.sesipr.org.br/eja/.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR