Indústrias do Paraná têm até o dia 20 de dezembro para obter levantamento gratuito sobre inovação e sustentabilidade

Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade oferecem diagnósticos para os empresários tomarem decisões e tornarem suas indústrias mais competitivas

O ano de 2017 promete melhora na economia, ao contrário da recessão pela qual o país passou em 2015 e 2016. Conforme projeção da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o PIB brasileiro deve aumentar em 0,5% no próximo ano. Com esse cenário, é importante que o empresário se prepare para tornar a indústria mais competitiva e sustentável. Duas ferramentas disponíveis na internet e desenvolvidas pelos Observatórios do Sistema Fiep, a Bússola da Sustentabilidade e a Bússola da Inovação, são oferecidas de forma gratuita para apontar um panorama das indústrias paranaenses. Mas os empresários têm somente até o próximo dia 20 de dezembro para e ter esse diagnóstico.

As ferramentas, compostas por questionários preenchidos na internet, foram desenvolvidas com a intenção de dar um suporte aos empresários para que tomem iniciativas e melhorem a produção das indústrias. Todas os dados fornecidos pelas empresas, além de estarem disponíveis para cada empresário que acessar a ferramenta, serão compilados pelos Observatórios da Indústria do Sistema Fiep e vão constituir um diagnóstico da situação de inovação e de sustentabilidade industriais no estado do Paraná.

Inovação

Quando o assunto é inovação, segundo o coordenador do projeto das Bússolas no Sistema Fiep, Augusto Machado, é importante que os responsáveis pela gestão da indústria lembrem da competitividade que a empresa pode ter ao inovar. “Como o próprio nome diz, essa ferramenta é capaz de apontar um norte para a empresa, com sugestões de ações para torná-la mais competitiva, com base em seu status atual de gestão”, explica.

Atualmente, em todo o estado, já são mais de 400 empresários que possuem um diagnóstico em mãos da situação de suas indústrias com relação à inovação. De acordo com Machado, esse relatório ajuda os gestores a tomar decisões mais assertivas quanto ao futuro da indústria. “O único investimento da empresa é de tempo e os benefícios são inúmeros, em curto, médio e longo prazos”.

Para obter o diagnóstico, basta o gestor acessar o site www.bussoladainovacao.org.br e seguir os passos para responder a um questionário e obter o levantamento sobre sua empresa.

Sustentabilidade

Da mesma forma que a inovação, a sustentabilidade pode melhorar o ambiente da indústria e passa a ser até mesmo uma exigência, tanto por questões legais quanto pelo próprio mercado consumidor. O estudo dos Observatórios do Sistema Fiep com a Bússola da Sustentabilidade, traça um perfil das empresas com base em cinco conceitos norteadores: social, econômico, meio ambiente, territorial e cultural. Com isso, o gestor da indústria tem um perfil de quanto a empresa é sustentável.

“A sustentabilidade deixar de ser apenas um conceito distante e bate à porta das empresas”, afirma o coordenador do projeto. Segundo Machado, as questões sustentáveis para as indústrias também se traduzem em vantagens competitivas. Ele cita resultados que podem aparecer de acordo com medidas de sustentabilidade que as indústrias podem mudar em seus ambientes, como a redução de custos e riscos, com otimização do uso da matéria-prima e melhor monitoramento das ações internas e externas; melhoria da imagem institucional juntos aos consumidores; agregação de valor ao produto e fidelização do cliente, com produtos mais inovadores e de menor impacto, algo de importância para um novo momento dos consumidores; fortalecimento de relações com os envolvidos da cadeia produtiva.

“Por meio da Bússola da Sustentabilidade é possível conhecer as práticas que proporcionam os resultados listados acima, avaliando a situação da empresa de acordo com seu grau de maturidade sustentável”, acrescenta Machado.

Da mesma forma que no caso da inovação, o empresário precisa acessar o site www.bussoladasustentabilidade.org.br e responder a um questionário para obter o levantamento sobre a sua empresa nas questões sustentáveis.

About Author