Fiep realiza seminário sobre comércio exterior

Mais de 40 indústrias participaram

Linhas de crédito para exportação, programas e parcerias para preparar as indústrias para comercializarem produtos, adequação do processo produtivo para aumentar a competitividade. Esses foram alguns dos temas tratados no Seminário “Ações de Internacionalização – uma da esteira do processo exportador” realizado nesta sexta-feira (27), em Curitiba, pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O evento teve a participação de 43 empresários e tem como objetivo apresentar às indústrias as oportunidades no comércio exterior. “Normalmente a empresa desconhece as rotinas e o que está envolvido. Temos que desmistificar isso. O mercado internacional é acessível para micro indústrias e até para as de grande porte. O mais importante é procurar enxergar não apenas uma oportunidade em função de um câmbio, mas perceber como uma oportunidade para perenizar esses negócios e consolidar o market share da empresa”, afirma Reinaldo Tockus, gerente do Centro Internacional de Negócios da Fiep.

O seminário é uma parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a Fiep, a Fundação Araucária, o Sebrae, os Correios, o Instituto de Tecnologia do Paraná e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais e a Secretaria de Planejamento e Controle.

Ao longo do ano, a Fiep realiza cursos e missões para capacitar o empresário para atuar no mercado internacional.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR