Sesi oferece exames de saúde gratuitos em Capanema

Entre os dias 4 e 8 de dezembro, exames de mamografia, PSA (Antígeno Prostático Específico) e análise de pele serão abertos à comunidade

Proporcionar exames gratuitos de saúde e promover a conscientização em relação ao diagnóstico precoce são alguns dos objetivos do eixo de Prevenção do Câncer do Programa Cuide-se + do Sesi no Paraná. O eixo é um dos oito que compõem o programa, tendo seu serviço direcionado a trabalhadores de indústrias, mas pela primeira vez, na cidade de Capanema, entre os dias 4 e 8 de dezembro, será aberto e gratuito à comunidade.

Entre os exames oferecidos estão mamografias, PSA (Antígeno Prostático Específico) e análise de pele. Todos os atendimentos serão realizados na unidade móvel de saúde do Sesi, que estará localizada na Praça dos Pioneiros, ao lado da Prefeitura. Haverá um número limite de atendimentos, por isso, é recomendado agendamento prévio pelo telefone 46 3552-1321. Também será possível solicitar agendamento no local, durante os atendimentos, que acontecem todos os dias, das 8h às 20h.

Novembro Azul

A ação é resultado da parceria entre o Sesi e a Prefeitura de Capanema, e também marca o encerramento da campanha de Novembro Azul no município. De acordo com a gerente da Unidade Sesi de Capanema, Marta Marcello Tesser, a expectativa é atender mais de 1500 pessoas e a escolha da cidade se deve ao fato da região não ter estrutura para alguns exames. “Na cidade de Capanema não existe equipamento para mamografias e, consequentemente, mulheres precisam se deslocar para Francisco Beltrão ou até Cascavel para conseguir um atendimento. Por essa parceria com a prefeitura, quisemos facilitar o acesso e proporcionar oportunidades para a comunidade da região”, explica.

A gerente ainda comenta que a ideia é continuar incentivando a comunidade local, em relação ao diagnóstico precoce e controle da doença, aumentando assim as chances de recuperação de pacientes. No dia 15 de dezembro já está prevista a mesma ação em Planalto, cidade próxima à Capanema.

Prevenção do Câncer

O projeto é direcionado a trabalhadores de indústrias e, desde 2014, O Cuide-se + Prevenção do Câncer, já diagnosticou mais de 60 mil pessoas em cidades de todo o Paraná, com mamografias e exames de papanicolau, PSA (Antígeno Prostático Específico) e análise de pele. Os casos críticos, apontados pelos exames, são encaminhados para hospitais parceiros do projeto. Segundo dados do Cuide-se +, entre 2014 e 2016, já foram encaminhados mais de 800 casos para exames complementares em hospitais. Empresas interessadas podem buscar mais informações em www.sesipr.org.br/cuide-se-mais e procurar a unidade Sesi mais próxima para agendamento da visita ou pelo telefone (41)3271-8918.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR