Imagine ser a única startup brasileira selecionada para participar da “Copa do Mundo das Startups” e ter a possibilidade de ser premiada com mais de US$ 100 mil para subsidiar o desenvolvimento do seu projeto, além de mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft. Isso é realidade para a startup curitibana Prevention, criadora do Adam Robô, atualmente incubada no Sistema Fiep e selecionada para a etapa global da competição, Imagine Cup, da Microsoft, que vai acontecer em Seattle, nos Estados Unidos, no mês de julho.
Somente três projetos foram selecionados em toda a América Latina – Brasil, México e Argentina. Nessa etapa latino-americana, foram mais de cinco mil competidores e 183 projetos inscritos. Para o gerente de Gestão, Inovação e Talentos do Sistema Fiep, Filipe Cassapo, o reconhecimento e destaque da Prevention incentiva outras startups da incubadora a perseguirem sua visão. “Nosso papel é criar um ecossistema produtivo, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos tecnológicos e de negócios. Entre os principais valores que incentivamos estão o ingresso no mercado com crescimento sustentável, acesso ao conhecimento, aumento da capacidade tecnológica e de gestão, melhoria no modelo de negócio e conexões com investidores, fatores que resultam no crescimento acelerado”, explica Cassapo.
Com apenas cinco meses de incubação no Sistema Fiep, a Prevention apresenta um crescimento exponencial, como o aumento da estrutura, da equipe, de contatos e conexões. “O ambiente da incubadora favorece a troca de ideias, principalmente por termos contato com outras empresas de tecnologia de ponta, isso contribui bastante para o nosso desenvolvimento. Outro diferencial é a exposição que temos para visitantes, como por exemplo, em maio, quando tivemos a visita da comitiva de embaixadores da União Europeia, no Campus da Indústria”, comenta o CEO e Fundador da Prevention, Juliano Santos.
Para o fundador e idealizador da Prevention, a incubação foi fundamental. “Se fizermos uma linha do tempo, desde o primeiro dia aqui só tivemos crescimento”, afirma. “Já no primeiro dia de incubação no Sistema Fiep fiz uma apresentação para 40 pessoas, as conexões aqui são rápidas e acontecem. Estamos contentes por estarmos mais próximos da indústria, pois o nosso produto se aplica muito a esse setor, principalmente para a segurança no trabalho (saúde ocupacional), capacidade de produção do colaborador e prevenção de acidentes”, completa.
Adam Robô
Juliano tinha cinco anos quando idealizou o projeto motivado por ajudar seus pais e outras crianças. Com o passar do tempo viu que seu produto poderia se tornar realidade. Pesquisando números da saúde visual e soluções disponíveis para o problema, viu que ainda não existia uma ferramenta disponível e acessível para prevenir a cegueira mundial e outras doenças da visão. Foi aí que surgiu o conceito do Adam Robô.
Com os pilares baseados na inovação, simplicidade e inclusão, o Adam Robô usa tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para realizar exames de visão rápidos e precisos. A ideia é um dispositivo portátil (1.450 kg), fácil de ser transportado para áreas remotas, com o intuito de chegar às pessoas que não possuem atendimento médico adequado.
“Com o Adam Robô, queremos expandir a saúde visual, apresentando o diferencial de ter um modelo cognitivo com análise de imagens. No Brasil, existe um déficit muito grande, temos atendimento oftalmológico apenas para 15% da população. Com o Adam, queremos levar o serviço para todas as classes sociais, tornando ele o mais acessível e conhecido da América Latina”, finaliza Juliano.
A etapa global da Microsoft Imagine Cup acontece em julho de 2018, em Seattle, Estados Unidos. Além do Adam Robô, a América Latina será representada pelos projetos Eranoi, do México, e LEXA, da Argentina.