Astronauta Marcos Pontes traz novas perspectivas de futuro para estudantes

Realizada no Colégio Sesi do Boqueirão, a palestra mostrou que por meio de esforço e dedicação é possível seguir carreiras de sucesso em ciência e tecnologia

“O que você quer ser quando crescer?” Quem nunca escutou essa pergunta quando era criança e respondeu astronauta? Na última sexta-feira (19), no Colégio Sesi Boqueirão, o astronauta Marcos Pontes trouxe uma palestra inspiradora para estudantes que puderam saber mais sobre a trajetória do profissional, que compartilhou experiências e o resultado que o investimento em uma carreira de ciência e tecnologia pode trazer. A palestra faz parte da programação da temporada 2018/2019 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que apresenta a temática Into Orbit.

O astronauta é conhecido pela viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, que o fez entrar para a história como o primeiro brasileiro a viajar pelo espaço. Em sua palestra, Marcos trouxe uma nova visão de futuro para os estudantes e ressaltou a importância de ter um objetivo claro dentro da carreira e o alto comprometimento que é necessário para o desenvolvimento profissional. “Para ter sucesso é preciso ter em mente onde se quer chegar. Quando falo que já estudei no Sesi e Senai, em São Paulo, e conto as histórias de Bauru, em que meu pai foi servente e faxineiro, quero mostrar que tudo o que conquistei foi pelo fato de que eu tinha um sonho e foco. O grande objetivo da minha palestra é que os alunos se identifiquem em algum momento com a minha história e sigam carreiras dentro da ciência e tecnologia, sendo pilotos, engenheiros e astronautas”, disse Marcos Pontes.

A gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Punhagui, fez a abertura do evento e ressaltou a importância da presença do astronauta na abertura do Torneio. “Ter ele aqui mostra para nossos estudantes que pela persistência, vontade, foco e trabalho é possível ter um reconhecimento internacional. A palestra é um incentivo para impulsionar novas carreiras de sucesso que já estão sendo incentivadas dentro de sala de aula no Colégio Sesi por meio das oficinas tecnológicas, metodologia inovadora e a prioridade do ensino pela pesquisa”, enfatizou Giovana.

No dia, também foram apresentados painéis, exposição de projetos de algumas equipes participantes do Torneio de Robótica e um robô de LED. O evento do Sistema Fiep foi aberto ao público e mais informações sobre a competição podem ser encontradas em http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/temporada-2018-2019/

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.