Coluna > Coluna semanal

Oito anos de transformações e resultados

Ao final da atual gestão, que se encerra neste dia 30 de setembro, trabalho realizado se reverteu em números expressivos

Transformação, inovação e evolução. Essas três palavras resumem a atuação do Sistema Fiep nos últimos oito anos. Ao final da atual gestão, que se encerra neste dia 30 de setembro, os investimentos realizados na estrutura física, na implantação de novos serviços e no aprimoramento da governança se reverteram em números expressivos, que mostram a importância do trabalho da entidade no apoio à indústria e ao desenvolvimento do Paraná.

Todas essas realizações aconteceram em um cenário desafiador, com o país atravessando uma das piores crises econômicas de sua história, que afetou especialmente o setor industrial. Por um lado, esse panorama obrigou a entidade a intensificar a articulação com diferentes atores da esfera pública, produzindo estudos e propondo medidas que possibilitem um ambiente mais favorável para a competitividade das indústrias – o que se reverte em benefícios para toda a sociedade, com a geração de empregos e riquezas. Foram várias ações, marcando posição em relação a questões que foram desde os altos custos dos pedágios até as alíquotas de ICMS cobradas do setor produtivo, entre tantas outras.

Eficiência e responsabilidade
Por outro, internamente, o Sistema Fiep passou por uma verdadeira revolução na forma como a instituição é administrada. A implantação de um novo modelo de governança corporativa, baseado nas melhores práticas do mercado, possibilitou mais eficiência, controle e transparência na aplicação de seus recursos. A isso se somou a criação de um Programa de Integridade, que colocou a ética e a responsabilidade como base para a atuação de todas as suas áreas. Tudo isso transformou o Sistema Fiep em referência entre as entidades do chamado Sistema S

Integração e investimentos
Essas ações permitiram que o Sistema Fiep investisse fortemente naquilo que é a sua especialidade: a oferta de serviços e soluções que tornem a indústria mais produtiva e competitiva. Ao longo dos oito anos, foram vários projetos marcantes, abrangendo todas as regiões do estado e fortalecendo todos os setores industriais do Paraná.

Entre eles, destaca-se a implantação das Casas da Indústria, reforçando a representatividade da indústria em todo o Estado. Em inovação e tecnologia, investimentos expressivos, que também contemplaram diferentes regiões, possibilitaram a criação de uma rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação (ISTs e ISIs), que oferecem soluções tecnológicas e desenvolvem pesquisas em parceria com indústrias.

Outro destaque foi na área de educação, com a ampliação da rede do Colégio Sesi, que passou a contar com unidades internacionais. Também foi reforçada a estrutura de ensino profissional do Senai e ampliada a oferta de educação executiva, com o novo foco dado à atuação do IEL. E o Sistema Fiep também capilarizou sua atuação, com uma nova estratégia de atendimento aos municípios e às indústrias por meio de Unidades Móveis.

Todas essas realizações, que se refletiram nos números apresentados a seguir, mostram que, nesses oito anos, o Sistema Fiep cumpriu plenamente sua missão, de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas.

Números da gestão
Resultados que mostram a dimensão do trabalho da entidade nos últimos oito anos:

  • +R$ 200 milhões investidos na estrutura física
  • +300 projetos de construção, ampliação e reforma de unidades
  • +70 unidades móveis em atividade
  • +2 milhões de matrículas em Educação Básica e continuada
  • +1,8 milhão de matrículas em Educação Profissional
  • +40 mil matrículas em Educação Superior
  • +50 mil vagas de estágio preenchidas
  • +230 mil pessoas atendidas em Segurança e Saúde
  • +6 milhões de exames de auxílio diagnóstico realizados
  • +900 mil horas de consultoria em Tecnologia e Inovação
  • +550 mil ensaios metrológicos
  • +1,5 milhão de espectadores em ações de Cultura
  • +350 mil documentos emitidos para exportação
  • +1,3 mil atendimentos de apoio à internacionalização de empresas

About Author