Coluna > Coluna semanal

Sistema Fiep amplia acesso das indústrias à inovação

Comemorado em 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação reforça a importância do tema para as empresas que querem se manter competitivas

Inovar é desenvolver e implementar novas soluções que geram impacto para a sociedade e para a competitividade das empresas. Comemorado em 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação reforça a importância do tema para as empresas que querem se manter competitivas em um mundo cada vez mais complexo e em constante evolução.

Com foco em transformar desafios em oportunidades para as empresas, o Sistema Fiep está sempre em busca de soluções para apoiar a indústria paranaense a ser mais inovadora, sustentável e produtiva. Conheça algumas de suas estruturas e serviços ofertados.

Institutos Senai de Tecnologia e Inovação
Atualmente, existem sete Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) e dois Institutos Senai de Inovação (ISIs) no Paraná. Eles têm como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade da indústria, por meio de serviços tecnológicos voltados para melhoria e eficiência dos processos de produção; desenvolvimento de novos produtos e processos; apoio financeiro para projetos de inovação; implementação de processos de gestão da inovação e conexão com parceiros e ecossistema de inovação.

HUB de Inteligência Artificial Senai
Localizado em Londrina, promove a adoção da inteligência artificial pelo setor industrial, ampliando o acesso às novas tecnologias baseadas em big data, machine learning e cloud computing. O HUB atua em três pilares. O primeiro é um assistente industrial virtual, destinado principalmente a indústrias de pequeno porte. O segundo é o Programa de Inovação Corporativa, no qual empresas de médio e grande porte contam com apoio para o desenvolvimento de relações e gestão de projetos de IA junto a startups. A capacitação de profissionais nessa área é outro elemento importante, por isso foi criado um programa de Residência em Inteligência Artificial.

Gestão da Inovação e Captação de Recursos
Consultoria para facilitar a implantação de processos para gerenciar e estimular a cultura de inovação e a geração de valor nas empresas. Facilita a geração e a transformação de ideias em soluções inovadoras, conscientizando a liderança e sensibilizando colaboradores para o desenvolvimento de novos serviços, produtos e processos. Além disso, o Sistema Fiep auxilia a identificação de fontes de recursos para subsidiar o desenvolvimento e implementação da inovação.

Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente
Iniciativa inédita no país, combina inovação, tecnologia e formação profissional para atender demandas acadêmicas, sociais e da indústria. O centro oferta serviços para que as empresas possam se desenvolver no tema da eletromobilidade e ingressar em novos mercados. A aplicação se dá em toda a cadeia automotiva e de eletromobilidade, abrangendo fornecedores, montadoras, indústrias, empresas de reparação de veículos, startups, bem como as áreas de TI, energia e eletroquímica.

Rede de Aceleradoras Sistema Fiep
Com nove unidades localizadas estrategicamente em diferentes regiões do Paraná, ajuda a desenvolver uma indústria mais inovadora, sustentável e competitiva. Ao apoiar empreendimentos inovadores, de alto potencial de crescimento, a obter acesso a mercado, capital e gestão, as aceleradoras contribuem para o fortalecimento do ecossistema de inovação e potencializam a conexão entre a pesquisa aplicada, startups e indústrias.

Bússola da Inovação
A pesquisa elaborada pelo Observatório Sistema Fiep traça o perfil de inovação nas indústrias do Paraná. O estudo é atualizado a cada dois anos e avalia o nível de esforços, de gestão e os resultados obtidos a partir da implantação de projetos inovadores pelas indústrias. Reúne indicadores importantes para que gestores possam reavaliar o planejamento das empresas e ter mais segurança para tomar suas decisões.

Saiba mais sobre as soluções inovadoras em: sistemafiep.org.br.

About Author