Academia em prol da indústria: alunos do Sistema Fiep solucionam problemas para indústrias do Paraná

Com o Grand Prix de Inovação, indústrias podem levar desafios para serem solucionadas em até 16 horas

Quais os desafios enfrentados pelas indústrias paranaenses? Como desenvolver soluções inteligentes e inovadoras para resolver problemas? Para ajudar o setor de forma eficiente e assertiva, o Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, oferece o Grand Prix de Inovação, um serviço em formato de competição com base nos conceitos de inovação aberta, com equipes multidisciplinares. “O Grand Prix é desenvolvido em parceria com as indústrias que desejam captar soluções inovadoras, encontrar talentos e se aproximar das mais novas tecnologias disponíveis no mercado”, afirma Alessandro de Castro, gerente da unidade do Sistema Fiep em São José dos Pinhais e diretor das Faculdades da Indústria.

Alunos do Colégio Sesi, cursos Senai e Faculdades da Indústria podem participar do Grand Prix, que dura em torno de 16 horas e começa com um desafio proposto pela indústria. Os competidores usam metodologias e técnicas inovadoras para modelar um projeto que solucione a demanda. “Durante a competição, nossos alunos desenvolvem um protótipo da solução, usando impressoras 3D, softwares de programação e microprocessadores. Eles têm como apoio a estrutura do FabLab da Indústria, que fica dentro das Faculdades da Indústria”, explica Alessandro.

Depois do desenvolvimento do protótipo, as equipes apresentam o projeto num pitch de cinco minutos para uma banca técnica que avalia a viabilidade e nível de inovação. Segundo Alessandro, o Grand Prix “promove a articulação entre os setores produtivos e geradores de conhecimento, contribuindo como agente de inovação aberta à sociedade, propondo soluções inovadoras aos desafios identificados pela própria indústria”.

Grand Prix de Inovação em parceria com Renault

A Renault do Brasil foi uma das empresas que já participou do Grand Prix de Inovação do Sistema Fiep. Quarenta e dois alunos divididos em seis equipes criaram modelos de negócio relacionados ao car sharing, com o objetivo de facilitar a experiência dos usuários e melhorar o serviço oferecido por empresas, como a Renault.

De acordo com Elizangela Gomes Camargo, coordenadora de Projetos de Inovação da Renault, a participação no Grand Prix “foi uma grande oportunidade para complementar competências e pensar em alternativas de resolução de problemas e, para os jovens, uma forma de complementar a formação acadêmica, dando a eles um background prático para a teoria vista em sala de aula”.

As empresas interessadas em participar podem entrar em contato com o Sistema Fiep pelo e-mail fablabsjp@sistemafiep.org.br.

Mais uma edição

Entre os dias 21 e 25 de outubro, começa um novo Grand Prix promovido pelas Faculdades das Indústrias, em parceria com Renault e Weg. Estas indústrias serão responsáveis por propor o desafio aos alunos participantes. Serão dez equipes compostas por de estudantes do ensino superior das Faculdades, representando as unidades CIC, Campus da Indústria e São José dos Pinhais. O grupo vencedor receberá, além do troféu, mil reais (para cada aluno) em capacitação em cursos de extensão na CIC.

About Author