Sesi premia indústrias do Paraná por boas práticas em segurança, saúde e bem-estar

Troféu Sesi, em parceria com GPTW, foi entregue a indústrias que se destacam ao promover um ambiente de trabalho seguro e saudável

Oito em cada dez colaboradores de indústrias paranaenses não trabalha somente por conta de seu salário. Como fatores decisivos para sua permanência na empresa, este grupo de colaboradores aponta a qualidade de vida e o compartilhamento de valores. Este dado é resultado dos questionários aplicados às empresas inscritas no Troféu Sesi de melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar, realizado em parceria com o Great Place to Work (GPTW).

Para reconhecer e premiar indústrias paranaenses que se destacam por adotarem práticas que tornam o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, o Sesi e o GPTW entregaram, na terça-feira (19), o Troféu Sesi, em evento realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. Abílio de Oliveira Santana, vice-presidente do Sistema Fiep e presidente do Sigep-PR, abriu o encontro. “No Sistema Fiep, é nossa missão servir e fortalecer a indústria paranaense para melhorar a vida das pessoas. Neste sentido, acreditamos que as indústrias devem assumir e apoiar a promoção de qualidade de vida para os colaboradores”, afirmou em sua fala.

Em sua primeira edição, o Troféu reforça o compromisso do Sesi de incentivar e promover a gestão preventiva da segurança e saúde nas indústrias, evitando ônus futuros para a empresa e para os próprios colaboradores. “O Sesi tem como prioridade a área de Saúde e Segurança no Trabalho. Podemos auxiliar as indústrias de diversas maneiras, desde uma simples informação, até desenvolvendo uma consultoria mais elaborada. O Sesi tem competência e está engajado em apoiar as indústrias a se adequar ao mercado e à legislação”, disse José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná.

A participação das indústrias aconteceu em duas etapas: primeiro, houve a certificação do clima organizacional fornecida pelo GPTW. Em seguida, as empresas passaram pela avaliação do Sesi. Todas as indústrias com nota igual ou superior a 70 receberam a Certificação do Troféu Sesi, que reconhece as iniciativas da organização na área de segurança e saúde. Já as companhias com as melhores notas nas categorias pequeno, médio e grande porte receberam o Troféu Sesi. Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e diretor da Regional Paraná, conta que este é o primeiro prêmio neste formato de parceria realizado pela instituição. “Esta iniciativa inovadora vai ao encontro do que acreditamos: que um colaborador feliz produz melhor, adoece menos, agrega mais valor e faz com que a empresa possa prosperar. E, mais do que isso, esse colaborador cresce como ser humano”.

Vencedora do primeiro lugar na categoria grande indústria, a Apetit atua há mais de 30 anos no segmento de refeições corporativas. A empresa tem como prioridade o cuidado e o investimento contínuo no desenvolvimento do seu quadro de mais de 2.000 colaboradores. “A segurança em uma empresa que envolve cozinha e produção é primordial. Por isso, nosso principal pilar são as pessoas. Desenvolvemos nossos programas de segurança de forma a garantir um colaborador seguro e respeitado. O Troféu Sesi vem como confirmação de que estamos no caminho certo e ficamos muito honrados com o reconhecimento”, conta Igor Armagni, gerente de RH e jurídico na Apetit.

A fabricante de portas e acessórios Pormade, ganhadora na categoria média empresa, destacou-se por desenvolver ações como o Café com o Presidente e conversas com a Cipa e da Brigada de Incêndio, oportunidades em que os colaboradores podem levar as dificuldades e melhorias necessárias no ambiente de trabalho. Já a Tamarana, que oferece soluções ambientais por meio de serviços e processos industriais, conquistou o primeiro lugar entre as pequenas empresas e foi reconhecida por investir na qualificação e satisfação dos trabalhadores, por acreditar que assim diminuem as chances de ocorrer um acidente ou doença.

Confira aqui as fotos do evento.

Empresas premiadas com o Troféu Sesi 2019

  • Categoria grande porte

Apetit Serviços de Alimentação Ltda.

Yoshii Engenharia e Construções Ltda.

Electrolux do Brasil S/A

  • Categoria médio porte

Pormade Portas de Madeiras Decorativas Ltda

Perkins Motores do Brasil Ltda

Antenas Aquário

  • Categoria pequeno porte

Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais Ltda

Pooltécnica Química Ltda.

Danka Indústria e Comércio de Bolsas S/A 

Sesi no Paraná

O Sistema Fiep, por meio do Sesi, atua há 73 anos na área de Segurança e Saúde do Trabalhador e possui uma equipe de especialistas no assunto, além de ter contato direto com as indústrias e conhecer de perto a realidade do setor produtivo. Todos os anos, mais de 200 mil trabalhadores paranaenses são beneficiados com programas e consultorias desenvolvidos pelo Sesi em parceria com o setor industrial.

Great Place to Work

O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho, certificadora de empresas e consultora para transformar a organizações em great places to work (lugares ótimos para se trabalhar). Ajuda empresas a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais e, acima de tudo, sustentáveis. Certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em mais de 50 países ao redor do mundo.

About Author