No mês da Consciência Negra, Sistema Fiep promove oficina de enfrentamento ao racismo institucional para indústrias

Organizada em parceria com a ONU Mulheres, evento lançará novo projeto de Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho

Promover o enfrentamento ao racismo dentro do ambiente laboral é o objetivo da Oficina de Enfrentamento ao Racismo Institucional para Indústrias, promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, em parceria com a ONU Mulheres. Realizado no mês da Consciência Negra, o evento será conduzido pela especialista Benilda Brito, coordenadora do programa de Direitos Humanos do ODARA – Instituto da Mulher Negra. “Organizamos esta oficina com objetivo de pensar em medidas proativas para uma sociedade mais inclusiva”, explica a Gerente Executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha.

O Brasil tem 55,8% da população composta por negros. Segundo dados de 2018 do IBGE, pela primeira vez esta parcela da população ocupa a maioria das vagas do ensino superior na rede pública: 50,3%. No entanto, essa mesma população com formação superior, representa apenas 34% do mercado de trabalho. “Por essa razão, entendemos que este é um momento extremamente necessário”, afirma Maria Cristhina. “É imprescindível trazer esse debate para dentro das nossas instituições, a fim de criar diretrizes para inclusão e valorização dos jovens negros e negras no meio empresarial.”

Projeto de Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho

Durante o evento ocorrerá o pré-lançamento do Projeto de Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho. O projeto tem por objetivo desenvolver competências profissionais e sociais a jovens de 14 a 24 anos e inseri-los no mercado de trabalho. Para tanto, o Sistema Fiep contará com o apoio de indústrias parceiras que irão contratá-los como jovens aprendizes.

O projeto reafirma o compromisso do Sistema Fiep com a diversidade, com a inclusão social e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 5 (acabar com todas as formas de discriminação) e ODS 10 (empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos).

Serviço:

Oficina de Enfrentamento ao Racismo Institucional

Dia 28/11 das 8h30 às 13 horas na Casa Heitor Stockler – evento para convidados.

About Author