Em mais uma ação para colaborar com o combate à COVID-19 no Paraná, o Senai em Londrina participa da produção de novos equipamentos de proteção individuais (EPIs) para profissionais da saúde que atuam no município. Utilizando a máquina de corte faca industrial do Laboratório de Modelagem dos cursos de Vestuário, uma equipe do Senai fez o corte de 1104 peças de TNT, que serão utilizadas na confecção de escafandros para os médicos e profissionais de Enfermagem que atendem pacientes com suspeita de COVID-19. “Esses equipamentos servem para aumentar a proteção de quem está na linha de frente no atendimento de saúde. Como o Senai é uma instituição sempre integrada com as necessidades da sociedade, neste momento, não poderíamos deixar de contribuir com o que está ao nosso alcance para minimizar os impactos desta epidemia”, comenta Henry Carlo Cabral, gerente da unidade do Senai em Londrina.
Os escafandros são EPIs que cobrem a cabeça, o pescoço e o colo dos profissionais que os utilizam, oferecendo grande proteção na realização de atendimentos hospitalares. A ação partiu de uma iniciativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que pediu a colaboração do Senai para efetuar o corte do material, que foi doado por uma empresa parceira. Depois de cortadas, as peças de TNT foram encaminhadas para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), onde os detentos costuram os escafandros, para posterior entrega aos profissionais que atuam no Hospital Universitário (HU). “Se esse trabalho fosse realizado manualmente, o corte de todas as mais de 1100 peças demoraria dias. Com a utilização do maquinário do Senai para efetuar essa tarefa, o trabalho demorou apenas 15 horas, trazendo mais agilidade à produção dos escafandros”, analisa Henry.
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.