Sistema Fiep intensifica combate à pandemia em Ponta Grossa e no Oeste do Paraná

Parceria com sindicatos inclui distribuição de álcool em gel, doação de máscaras e visita de profissionais de saúde às indústrias

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Paraná, em março, o Sistema Fiep tem se articulado junto a indústrias e sindicatos filiados a fim de promover ações de combate e prevenção à Covid-19 no estado. As iniciativas incluem não só remediar o impacto da crise no setor industrial, mas principalmente doar materiais e equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão em falta neste momento de grande demanda, e dar orientações sobre saúde e prevenção. Para isso, o envolvimento do Sesi, na área de saúde e segurança; do Senai, com inovação e tecnologia; e da Fiep, no relacionamento com os diversos sindicatos filiados, têm sido fundamentais.

Colaboradores da Harima recebem orientação sobre uso correto de álcool em gel e máscaras de proteção.
Fotos: Divulgação

Esta semana uma ação conjunta do Programa SESI de Prevenção ao Covid-19, Senai e Fiep envolvendo sindicatos de diferentes segmentos da indústria em 11 municípios paranaenses na região metropolitana de Curitiba, em Toledo, Terra Roxa, Cascavel, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa.

Nos Campos Gerais, ontem e hoje foram visitadas as indústrias Harima e Geroma, ambas do setor químico. E, desde o início na semana, no Oeste, foram visitadas as indústrias Moinhos Régio, de Cascavel, Bompel, de Toledo, e Aconchego do Bebê, de Terra Roxa. Os colaboradores foram divididos em pequenos grupos e receberam orientações dos técnicos de saúde do Sesi sobre como utilizar corretamente o álcool em gel e as máscaras de proteção.

Empresa de Terra Roxa também recebeu produtos e orientação para colaboradores.

O Sistema Fiep está investindo R$ 255 mil na doação de três mil litros de álcool em gel, de 100 mil máscaras e em visitas de profissionais de saúde para orientar os trabalhadores de indústrias que estão retornando gradualmente às atividades.

“É fundamental que as empresas tomem todos os cuidados para preservar a saúde de seus colaboradores e clientes. Com esta ação, o Sistema Fiep contribui para que as indústrias reforcem suas medidas preventivas e tenham mais segurança na execução de suas atividades”, diz o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro.

Na Geroma, funcionários foram divididos em grupos para saber mais sobre a segurança dos produtos nesta retomada das atividades.

O álcool em gel foi produzido no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, unidade do Sistema Fiep com sede no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, e será distribuído para 8.500 trabalhadores de aproximadamente 30 indústrias do estado.

“Este apoio do Sistema Fiep é uma contribuição às indústrias para que possam manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível nesta retomada das atividades. A orientação sobre uso correto dos produtos aos trabalhadores também tem como finalidade ajudar para que sejam multiplicadores da informação, disseminando a melhor forma de garantir mais eficiência e proteção contra a covid-19 em suas casas e famílias”, destaca Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep.

About Author