Evento virtual discute inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Fiep, 13ª edição do Reatiba tem como tema “Todo tempo é tempo de inclusão” e acontecerá gratuitamente no dia 17 de setembro

Ampliar o debate acerca da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho: esta é a proposta do Reatiba, uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep. Em sua 13ª edição, o evento será realizado totalmente online, no dia 17 de setembro, pela manhã. “Realizar mais uma edição do Reatiba reafirma nossa preocupação com a agenda de inclusão e diversidade, com a qual buscamos mobilizar, envolver e preparar o setor industrial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, afirma o diretor geral do CPCE e presidente do SINPACEL, Rui Brandt. 

Empresas mais plurais e produtivas

Desde sua primeira edição, o Reatiba tem fomentado a importância da inclusão, que vai além do cumprimento legal, e enfatizado a necessidade do respeito à diversidade humana. “A inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho é um desafio e também uma oportunidade. A inclusão traz a diversidade que contribui para a criatividade, fator importante de crescimento e desenvolvimento empresarial. Assim, construímos uma sociedade mais justa, próspera e com oportunidade para todos”, analisa Maria Cristhina de Souza Rocha, Gerente Executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Programação do Reatiba

Para levar ao mundo corporativo o debate sobre empatia, solidariedade e respeito, o Reatiba contará com a presença da diretora executiva da Unilehu, Yvy Karla Abbade. A profissional abordará o processo de inclusão, sua amplitude, técnicas e adaptações, e também a acessibilidade atitudinal para garantir a sustentabilidade das relações humanas.

O escritor e professor Dr. Carlos Roberto Bacila estará presente no evento para tratar da origem histórica dos principais preconceitos (da pessoa com deficiência, racial, mulher, os pobres, e pelas crenças religiosas etc.) e como o conhecimento da história é fator decisivo para a superação dos estigmas. Também haverá a participação voluntária de Guilherme Bara, que falará sobre a possibilidade do trabalho híbrido para as pessoas com deficiência, além do momento da pandemia.

Para finalizar o evento, será realizada a apresentação das Rotas Diversidade e Longevidade 2035 – Inclusão da Pessoa com Deficiência, que têm como objetivo auxiliar indústrias e sociedade a implementar ações inclusivas. O estudo, elaborado pelo Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, com a cooperação técnica do Observatório Sistema Fiep e de especialistas de todo o Brasil, resultou em uma publicação e um roadmap, para apoiar a reflexão e a tomada de decisão sobre diversidade e inclusão nos ambientes organizacionais.

O evento irá acontecer entre 09h e 11h do dia 17 de setembro. A apresentação contará com intérpretes de LIBRAS do SIANEE – Uninter. Os interessados podem se inscrever através do link:  http://bit.do/Reatiba2020 

Serviço

13º Reatiba
Webinar via YouTube
Data: 17/09/2020
Horário: 9h às 11h
Inscrições: http://bit.do/Reatiba2020

 

Sobre o CPCE

Criado pelo Sistema Fiep, o CPCE nasceu como uma organização articuladora interessada em investir na área de sustentabilidade, além de poder orientar sobre os investimentos deste campo e apoiar a formação de empresários e cidadãos comprometidos. Como um catalisador de ideias, reúne as necessidades e interesses do segmento industrial na área de responsabilidade social corporativa e, assim direciona os esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo.

 

About Author