Senai oferece portfólio com mais de 40 opções de cursos para que indústrias capacitem seus aprendizes

Conheça a história de um jovem de Rio Negro que iniciou sua trajetória profissional em curso de Aprendizagem Industrial do Senai e deu uma guinada em sua vida após estudar na instituição

Para apoiar as indústrias paranaenses com formação de qualidade para seus aprendizes, o Senai no Paraná oferece um portfólio completo, com 40 opções de cursos de Aprendizagem Industrial, que oferecem capacitação em profissões fundamentais para o setor. “A Aprendizagem Industrial é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os jovens, ao prepará-los para atender as demandas das indústrias e ampliar suas possibilidades de carreira. Por sua vez, também é uma grande oportunidade para as próprias indústrias, que escolhem quais cursos se adequam mais a seus interesses e podem direcionar a formação de seus aprendizes para atender suas necessidades”, analisa Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Quem já passou pela experiência de cursar a Aprendizagem Industrial no Senai atesta a qualidade da capacitação oferecida. Este é o caso de Jean Luiz C. F. Schebauer, de 24 anos, que começou sua trajetória profissional como aprendiz da Madem S/A, fazendo um curso de Aprendizagem no Senai de Rio Negro. Quando ingressou no Senai, o jovem mal podia imaginar como sua experiência na instituição seria importante para sua carreira. Após a Aprendizagem Industrial, Jean ainda fez mais dois cursos na mesma unidade, de Elétrica Residencial e Predial e de Supervisor de Produção, sendo efetivado na empresa logo em seguida.

A partir de então, sua carreira deu saltos cada vez mais significativos. Em apenas quatro meses, Jean foi promovido ao PCP e, em 2017, teve a chance de fazer um treinamento e viajar pela empresa, começando uma nova filial em Tarboro (NC), nos Estados Unidos. Chegou a fazer três viagens, com duração de três meses cada, nos anos de 2018 e 2019. Atualmente, o jovem está há seis anos na empresa e é líder de produção do 3° turno na unidade da Madem S/A em Rio Negro. Antes de entrar na empresa, Jean trabalhou na roça, com fumicultura. “Para mim, estudar no Senai foi umas das melhores experiências que tive. Os professores e equipe são muito bem preparados, os materiais, salas e equipamentos são ótimos e há muitas aulas práticas e dinâmicas, o que é um diferencial enorme, com professores altamente preparados e formados para melhor lecionar”, afirma.

 

Como são os cursos

Com grades curriculares elaboradas por comitês de educadores e gestores das indústrias, os cursos de Aprendizagem Industrial do Senai são voltados a jovens entre 14 e 24 anos que tenham sido selecionados como aprendizes pelas empresas, que tenham concluído ou cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Além das aulas, os alunos contam com acompanhamento pedagógico constante, tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais. A duração da formação coincide com o período de contratação dos aprendizes, que vai até dois anos.

Para as indústrias que são contribuintes do compulsório, não há custo com a capacitação pelo Senai. Além de oferecer os cursos, a instituição também pode auxiliar as empresas no recrutamento dos jovens. Entre as opções de cursos disponíveis, estão: Eletrotécnico na Fabricação Industrial, Auxiliar de Linha de Produção, Pedreiro de Edificações, Operador de Processos Industriais, Assistente Administrativo entre outros. Nas cidades onde o Senai não está presente, existe a opção EAD para o curso de Assistente Administrativo, com aulas teóricas e práticas in company, por meio da modalidade à distância, conforme os critérios estabelecidos na legislação.

De acordo com a legislação brasileira, todos os estabelecimentos com pelo menos sete empregados devem ter entre 5% e 15% de seu quadro de funcionários formado por aprendizes. Com o programa de Aprendizagem Industrial do Senai, as indústrias podem transformar essa obrigatoriedade em uma oportunidade para preparar esses jovens para trabalhar seguindo os processos e a gestão organizacional da empresa. São as indústrias que escolhem os cursos que desejam que seus aprendizes acompanhem, de acordo com sua área de atuação.

As informações completas sobre o portfólio de cursos de Aprendizagem Industrial ofertado pelo Senai no Paraná estão disponíveis no site.

 

About Author