Maioria das profissões atuais não tinham sido imaginadas há menos de um século

Acompanhando evolução do mercado de trabalho, 12ª edição do Mundo Senai traz mais de 100 lives sobre tendências de profissões e oportunidades de emprego

A cada ano novas profissões surgem para atender as necessidades mais urgentes do mercado de trabalho, principalmente em relação à tecnologia. Pesquisa divulgada pelo MIT em 2020 mostra que mais de 60% das profissões existentes em 2018 nem sequer tinham sido imaginadas em 1940 e a maioria das funções criadas desde então estão relacionadas à tecnologia.

Só no Brasil, estima-se que haja necessidade de criação de mais de 400 mil postos de trabalho na área de tecnologia até 2024, com uma média de 70 mil por ano. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com dificuldades em treinar todos esses profissionais, o déficit de trabalhadores capacitados na área de tecnologia por chegar a 300 mil.

Referência quando se fala em capacitação de profissionais para trabalhar nas indústrias paranaenses, inclusive na área de tecnologia, o Senai no Paraná está fazendo sua parte para reduzir esse déficit. Como parte desse trabalho, a instituição realiza, nesta sexta-feira (27 de novembro), a 12ª edição do Mundo Senai, que neste ano acontece no formato 100% online, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias.

Abordando as tendências de profissões e oportunidades no mercado de trabalho, o evento traz uma programação diversificada, que inclui mais de 100 palestras, workshops e bate-papos sobre diversos assuntos relacionados ao mercado de trabalho no setor industrial.

“Por estarmos alinhados com a evolução do mercado de trabalho, sabemos exatamente o que as indústrias mais precisam neste momento, capacitando profissionais de forma que atendam amplamente as necessidades do setor”, afirma Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. “O Mundo Senai é uma oportunidade para que os jovens conheçam as possibilidades de formação que oferecemos e também que os empresários vejam como o Senai pode apoiá-los”, comenta.

Com foco em tecnologia, inovação e indústria 4.0, o Mundo Senai será realizado no dia 27 de novembro, das 10 às 21 horas. Temas como veículos elétricos, Inteligência Artificial (IA), negócios digitais, mercado financeiro, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros, estão na programação disponível no site do evento. Entre os destaques está a palestra de Marcos Piangers “O futuro do trabalho e o trabalho do futuro”, sobre tecnologia, inovação e criatividade. Outra novidade desta edição é que a feira Indústria de Profissões, das Faculdades da Indústria, será realizada no Mundo Senai, em formato de trilha.

 

Serviço:

12ª edição do Mundo Senai

Data: 27 de novembro

Horário: das 10 às 21 horas

100% online e gratuito

senaipr.com.br/mundosenai

 

About Author