Duplicações são as principais obras para a região Oeste no novo modelo de pedágios

Projetos foram apresentados pelo Ministério da Infraestrutura a lideranças da região, que sugeriram mudanças e melhorias nas intervenções programadas

Entre 15 e 19 de março, o G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense, com coordenação técnica da Fiep, realizou as reuniões com representantes do Ministério da Infraestrutura para que fossem detalhadas as obras previstas para cada um dos seis lotes do novo modelo de concessões de rodovias proposto para o Paraná. Nos encontros, lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil das regiões envolvidas puderam apontar mudanças e melhorias nos projetos para atender as necessidades locais.

Rodovias que passam pela região Oeste estão incluídas nos Lotes 5 e 6 do novo modelo. Conheça abaixo as previsões de investimentos propostas e, para conferir o documento com as alterações sugeridas, clique aqui.

Lote 5
Para o Lote 5, que tem extensão total de 430 km, são estimados R$ 4,33 bilhões de investimentos em obras, com destaque para projetos de ampliação de capacidade das rodovias. Entre elas, a duplicação de trechos que totalizam 243 km, nas regiões Oeste e Noroeste do Estado. Outras obras previstas são a implantação de 21 km de vias marginais, além de 68 retornos e sete passarelas para pedestres.

As principais obras no Oeste são:

  • BR-369: Duplicação entre Cascavel e Campo Mourão (170 km) – Ano 3 ao 5
  • BR-163: Duplicação entre Guaíra e Mal. Cândido Rondon (58 km) – Ano 4 ao 6
  • BR-163: Marginais em Mercedes (3 km) – Ano 5 e 6
  • BR-163: Marginais em Toledo (1,3 km) – Ano 5 e 6
  • BR-467: Marginais em Cascavel (5 km) – Ano 4 e 5

Confira mais detalhes na apresentação feita pelo Ministério da Infraestrutura clicando aqui.

Assista à íntegra da reunião sobre as obras do Lote 5:

Lote 6
Totalizando 638 km, o Lote 6 é o mais extenso no novo modelo, com a previsão de 444 km de pistas duplas, incluindo a duplicação integral da BR-277 entre Foz do Iguaçu e Guarapuava e trechos complexos, como a Serra da Esperança. É também o que tem maior volume estimado de investimentos em obras: R$ 8,64 bilhões. Em todo o lote, que abrange também estradas da região Sudoeste, são previstos ainda 111 km de vias marginais, 34 passarelas para pedestres e 120 retornos.

Entre as principais obras programadas no Oeste estão:

  • BR-277: Duplicação de Cascavel até Matelândia (64km) – Ano 4 ao 6
  • BR-277: Duplicação entre Guarapuava e Cascavel (247 km) – Ano 4 ao 9
  • BR-277: Marginais em Cascavel (29km) – Ano 6

Confira mais detalhes na apresentação feita pelo Ministério da Infraestrutura clicando aqui.

Assista à íntegra da reunião sobre as obras do Lote 6:

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