Sesi no Paraná premia indústrias por boas práticas em segurança, saúde e bem-estar

Troféu Sesi, em parceria com GPTW, reconheceu indústrias que se destacaram durante o ano. Inscrições para a edição 2021 já estão abertas

Cerca de 95% dos trabalhadores da indústria paranaense têm orgulho de dizer que trabalham nas respectivas empresas. No último ano, 100% das lideranças das indústrias se envolveram nas ações de promoção à saúde. Esses foram apenas dois dos índices obtidos por meio dos questionários aplicados às empresas inscritas no Troféu Sesi 2020, que avalia as melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar, realizado em parceria com o Great Place to Work (GPTW).

O evento de reconhecimento e premiação aconteceu no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, de forma virtual. Divididas em três categorias, oito indústrias do Estado receberam o Troféu Sesi e mais de 40 empresas receberam a Certificação do Troféu Sesi, reconhecendo suas boas práticas ao longo de 2020. Em sua segunda edição, o Troféu reforçou o compromisso do Sesi no Paraná de incentivar e promover a gestão preventiva da segurança e saúde nas indústrias, evitando ônus futuros para as empresas e para os próprios colaboradores.

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, abriu o evento. “É uma grande honra abrir este evento, e gostaria de destacar o compromisso e o foco do trabalho do Sesi no Paraná na promoção da segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores da indústria. Nós existimos pela indústria e para a indústria, esse é o nosso foco”, disse aos cerca de 150 presentes.

Em seguida, José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, falou sobre o protagonismo do Sesi na área. “O Sesi está pronto para oferecer à indústria soluções importantes, para que faça uma gestão inteligente, com menos custo, maior produtividade e sustentabilidade. Este prêmio é uma forma de estimular o engajamento das indústrias no tema”, afirmou.

Rosângela Isolde Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep enfatizou a atualização do Sesi de acordo com as demandas da indústria. “Em um ano de pandemia, a necessidade de desenvolvimento fica cada vez mais latente, precisamos nos antecipar com as soluções que as indústrias precisam para aumentar a produtividade e a competitividade, sem deixar de cuidar do trabalhador, que é a peça-chave para manter os negócios.”

Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil e diretor da regional Paraná, contou que esta é a única iniciativa neste formato no país. “Esta edição teve quase 60% a mais de participação das indústrias paranaenses do que na última edição, o que demonstrou grande comprometimento da liderança da indústria paranaense, impactando mais de 18 mil trabalhadores da indústria do estado. Acreditamos e propagamos a ideia de que, em uma sociedade melhor para se trabalhar, tudo flui melhor. Hoje, reconhecemos as indústrias que receberam o troféu e o certificado, mas gostaria de ressaltar que o mais importante é a participação, é se movimentar e demonstrar para o seu empregado o seu comprometimento com qualidade de vida.”

A participação das indústrias aconteceu em duas etapas: primeiro, houve a certificação do clima organizacional por parte do GPTW. Em seguida, as empresas passaram pela avaliação do Sesi. Todas as indústrias com nota igual ou superior a 70 receberam a Certificação do Troféu Sesi, que reconhece as iniciativas da organização na área de segurança e saúde. Já as companhias com as melhores notas nas categorias pequeno, médio e grande porte receberam o Troféu Sesi.

As inscrições para as empresas interessadas em participar da edição do Troféu Sesi 2021 estão abertas. Micro, pequenas, médias e grandes indústrias de todo o Paraná, vinculadas ao Sistema Fiep, podem concorrer à premiação.

Mais informações podem ser encontradas aqui no site www.sesipr.com.br/trofeusesi ou ainda pelos contatos: regionalparana@gptwbrasil.com.br | (41) 99117-9146.

Conheça os vencedores do Troféu Sesi 2020
Grande porte

1º Electrolux
2º A. Yoshii Engenharia e Construções
3º Gazin Indústria e Comércio de móveis e eletrodomésticos

Médio porte

1º Elotech
2º Pormade
3º Compensados Drabecki

Pequeno porte

1º Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais
2º Indusbello

 

 

About Author