Sistema Fiep lança Bússola da Transformação Digital

Ferramenta que pode ser decisiva no processo de retomada financeira das indústrias está na fase de coleta de dados

Até o dia 30 de maio, indústrias paranaenses dos mais variados segmentos podem participar da pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep) para elaboração da 1ª edição da Bússola da Transformação Digital. Trata-se de uma ferramenta inédita e gratuita, que será fundamental para que as empresas identifiquem os passos que devem percorrer para incorporar novas tecnologias em seus processos produtivos, adequarem-se às necessidades do mercado, fortalecer o ambiente de negócios para alcançar a transformação digital e aumentar sua competividade no setor.

A Bússola está na fase de levantamento de dados e por isso é tão importante contar com a participação dos gestores de empresas nas respostas ao questionário online. São 40 perguntas que avaliam cada um dos seis indicadores de transformação digital: gestão, produção e operação, estratégia, cadeia de suprimentos e distribuição, pessoas e tecnologias facilitadoras.

Indústrias participantes recebem gratuitamente um diagnóstico personalizado de como alcançar a transformação digital.
Crédito da foto: AdobeStock

Um dos coordenadores do projeto do Observatório, Augusto Cesar Marins Machado, explica por que é importante a adesão dos industriais do estado nesta etapa. “As indústrias participantes recebem gratuitamente um diagnóstico personalizado de seu panorama e o que é necessário para alcançar a transformação digital”, diz. “Elas também têm acesso práticas e soluções que podem ser implementadas e a um painel de bordo, documento direcionado aos gestores das empresas, para dar suporte aos processos decisórios”, destaca.

O questionário também vai servir para avaliar as práticas de transformação digital das indústrias, por meio de mecanismos de comparação, e apontar os benefícios disso nas rotinas de trabalho. “Este processo permite a melhoria da produtividade e da rentabilidade industrial. Por isso nossa ideia é disseminar os conceitos sobre transformação digital para que favoreçam a competitividade em todos os segmentos da indústria”, informa.

Depois de finalizada, a bússola será disponibilizada aos gestores para que possam consultar e implementar as melhorias de acordo com seu planejamento. Entre os benefícios esperados estão a utilização mais eficiente dos recursos, maior alcance das expectativas dos clientes, otimização da cadeia produtiva, maior flexibilidade na produção e ganho de agilidade operacional, além da automatização de processos.

Segundo o coordenador, a bússola será mais uma contribuição do Sistema FIEP para promover uma cultura empresarial orientada à transformação digital das indústrias. “Construída em parceria com o ecossistema industrial, essa ferramenta vai potencializar a modernização do setor, transformando o estado em celeiro de inovação, o que garante um ganho de competitividade expressivo a nossas indústrias”, reforça.

A intenção é que as lições coletadas na bússola possam estimular os gestores a colocar imediatamente em prática os primeiros conceitos para a efetiva transformação digital em suas empresas. “Para isso será fundamental desenvolver competências, habilitar pessoas e reter talentos para que desenvolvam produtos e serviços inovadores e de excelência aos clientes”, conclui.

***Para participar da etapa de coleta de dados da Bússola da Transformação Digital basta acessar o link transformacaodigital.org.br e responder ao questionário completo até o dia 30 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.observatoriosistemafiep.org.br ou pelo e-mail bussolasdaindustria@sistemafiep.org.br ou (41)98865-6719

 

About Author