Sistema Fiep divulga Relatório Anual de Ações

Publicação referente ao exercício de 2020 reforça compromisso da entidade com a transparência e a sustentabilidade

O Sistema Fiep divulgou esta semana seu Relatório Anual de Ações referente ao exercício de 2020. A publicação é divulgada desde 2010, como Relatório de Sustentabilidade, e visa apresentar ações promovidas pela entidade considerando aspectos como gerenciamento de riscos sociais, ambientais e de governança e a contribuição à sociedade a partir das práticas realizadas.

O relatório é um balanço anual da gestão e contempla informações relacionadas as ações das entidades que compõem o Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL) dentro da perspectiva da sustentabilidade. Este ano, o material ganhou novos indicadores considerando o momento pandêmico que impactou as indústrias de todo Brasil. “Mesmo diante de um dos períodos mais desafiadores da história, o setor industrial do Paraná conseguiu superar 2020 com avanços. A indústria foi o segmento que mais gerou empregos no Estado no ano passado (24.799 novos postos de trabalho) e respondeu por quase metade das vagas abertas pelas empresas paranaenses no ano”, declara o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

A publicação traz as iniciativas do Sistema Fiep para apoiar as indústrias e a sociedade durante a pandemia.
Crédito da foto: Gelson Bampi

A publicação traz como um dos destaques as iniciativas do Sistema Fiep para apoiar as indústrias e a sociedade durante a pandemia. Entre elas, em uma ação inédita para que as empresas do setor de confecções atuassem coletivamente e não paralisarem suas atividades, a Fiep mediou a compra de 24 toneladas de Tecido Não Tecido (TNT), repassadas às indústrias para produção de oito milhões de máscaras cirúrgicas – item em falta no país devido à grande demanda internacional. O Sistema Fiep também auxiliou indústrias na produção de álcool 70% e álcool em gel, e na fabricação de camas hospitalares, além de atuar na manutenção de respiradores e promover exames diagnósticos e testes rápidos de Covid-19. Por fim, apoiou startups no desenvolvimento de projetos de combate à pandemia.

“O relatório demonstra a relevância social do Sistema Fiep e o compromisso com valores fundamentais nas áreas de relações de trabalho, direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção, entre outras ligadas ao Pacto Global, do qual somos signatários”, reforça o presidente. “Pautados por esses princípios estamos seguros de que o Sistema Fiep segue cumprindo plenamente seu papel no apoio à indústria e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná e do Brasil”, conclui Carlos Valter.

Modelo

O relatório segue as normas estabelecidas pela Global Reporting Initiative (GRI) e a metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC), adotadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como modelo para instituições subordinadas à administração pública federal. A gerente executiva de apoio a gestão do Sistema Fiep, Nicole Maccali, destaca a importância da publicação para a sociedade. “O relatório demonstra a atuação conjunta das quatro entidades e a complementariedade entre elas no desenvolvimento das indústrias e da sociedade. São ações estratégicas nos setores de educação, saúde e segurança, tecnologia e inovação, cultura, internacionalização, além da atuação em conjunto com o poder público”.

Indicadores

Em 2020, as ações educacionais do Sistema Fiep resultaram em aproximadamente 80 mil matrículas efetivadas em educação profissional e tecnológica do Senai; 26 mil na educação básica e continuada do Sesi; quatro mil na educação superior e executiva pelas Faculdades da Indústria, além da contratação de mais de 1.700 estagiários por intermédio do IEL. Na área de segurança e saúde, o Sesi atendeu quase 400 mil trabalhadores em seus programas.  Em tecnologia e inovação, o Senai acumulou 250 mil horas de consultorias para as indústrias. E, a Fiep, emitiu 50 mil certificados de origem, contribuindo para a internacionalização das empresas paranaenses.

O Relatório apresenta ainda os principais impactos da pandemia na economia, na geração de riquezas no país, na empregabilidade e na renda da população, assim como as iniciativas promovidas pelo Sistema Fiep para movimentar setores e garantir o consumo das famílias, como a articulação junto ao poder público para pacotes de estímulos fiscais a empresas, o programa de auxílio emergencial a pessoas físicas, além do acompanhamento de decretos, entre outras atividades.

“Voltamos nossas estratégias para contribuir com a diminuição dos entraves que impactam no crescimento do setor industrial e minimizar os impactos da crise”, complementa a gerente. “O relatório comprova a forte atuação das entidades do Sistema Fiep, que se mobilizaram para reagir às mudanças de cenário e atender às necessidades do setor produtivo e da sociedade. Para isso, foram feitas adaptações ao modelo de negócio e no atendimento, garantindo a continuidade na prestação de serviços”, finaliza Nicole.

*** A versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2020 está disponível aqui.

About Author