Cadeia automotiva se mobiliza para captar recursos e aumentar a competitividade do setor

Evento virtual gratuito vai debater formas de garantir investimentos em tecnologia e inovação

Sem recursos disponíveis não é possível investir em tecnologia, inovação e aumentar a competitividade. Por isso o Sistema Fiep, por meio do Conselho Setorial Automotivo, promove dia 24 de agosto, às 9 horas, um webinar sobre captação de recursos para investimentos de empresas de diferentes elos da cadeia produtiva. O evento virtual terá duração de uma hora e meia, é gratuito, e contará com a participação de executivos da Brose, Tuzzi, Senai-PR, ABGI, Embrapii, Fundação Araucária e Sindipeças.

O segmento automotivo representa em torno de 10% do PIB industrial do Paraná e, junto com alimentos e petróleo, está entre os mais relevantes do estado. Com a produção industrial do estado acumulada nos seis primeiros meses deste ano em alta de 53% em relação ao primeiro semestre do ano passado, manter a competitividade neste cenário é uma busca constante. É pensando em manter o bom desempenho do setor no Paraná que executivos de montadoras, indústrias, fornecedores da cadeia automotiva e gestores de instituições e empresas de pesquisa e inovação se uniram para debater oportunidades de fomento e conhecer instrumentos e boas práticas no processo de captação de recursos.

Evento é virtual, gratuito e terá participação de executivos da Brose, Tuzzi, Senai-PR, ABGI, Embrapii, Fundação Araucária e Sindipeças.
(Crédito da foto: Gelson Bampi)

“O objetivo é tratar do tema fomento dedicado à cadeia automotiva com aplicações bem práticas e promover a interação entre empresas que já utilizaram esses recursos para que tenham uma visão sistêmica de como utilizá-los”, explica o coordenador do Conselho Setorial Automotivo da Fiep e presidente da Brose, Max Forte. Além de mediar o debate, ele também apresenta um caso prático de utilização de benefícios fiscais de inovação. “A ideia é desmistificar o processo e mostrar que as empresas devem sim buscar oportunidades e recursos para inovar”, explica.

Alexandre Tuzzi, da Tuzzi Sistemas Automotivos vai mostrar como a empresa se tornou a primeira do agronegócio a ser beneficiada com recursos não-reembolsáveis do programa Finep 2030 Empresarial. Leonardo Tavares, gerente de inovação da ABGI falará de oportunidades de recursos financeiros disponíveis para inovação no setor automotivo. A ideia é contextualizar o cenário de fomento e apresentar instrumentos e boas práticas no processo de captação de recursos. O gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai/PR, Rafael Trevisan, apresentará a rede dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e principais incentivos do Senai no Programa Rota 2030. Por fim, o diretor de Ciência , Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Spinosa, explica os detalhes do processo de manifestação de interesse para fomento ao NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) Automotivo.

O evento será transmitido pelo Canal da Indústria no Youtube e as inscrições podem ser feitas neste link.

Dados do setor automotivo no Paraná: 

A Região Metropolitana de Curitiba abriga o segundo polo automotivo do Brasil, superado apenas por São Paulo. Daqui sai 15% da produção nacional de veículos. O setor é grande gerador de empregos formais, com quase de 37 mil trabalhadores ativos. Número superior ao registrado no fechamento de 2020, que foi de 35,7 mil contratados. O setor automotivo é o sexto que mais emprega na indústria de transformação do PR, representando 5,56% do total de 665 mil colaboradores formais do segmento. Os dados referem-se ao último levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), vinculado ao Ministério da Economia, em julho passado, com o resultado do primeiro semestre de 2021.

 

Programação:

 

  • ABERTURA (5 minutos)
  • OPORTUNIDADES DE RECURSOS FINANCEIROS À INOVAÇÃO PARA O SETOR AUTOMOTIVO

 Leonardo Tavares | Innovation Manager da ABGI (20 minutos)

  • BUSINESS CASE BROSE – INCENTIVOS PARA INOVAÇÃO

 Max Davis Forte | Presidente da Brose do Brasil (10 minutos)

  •  TUZZI SISTEMAS AUTOMOTIVOS – CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO FINEP 2030 PARA PD&I DE PRODUTOS EM AÇOS AVANÇADOS

Alexandre Tuzzi | Diretor-Presidente da Tuzzi Sistemas Automotivos (10 minutos)

  • SENAI DR – PROGRAMA SENAI ALAVANCAGEM DE ALIANÇAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO – ROTA 2030

Rafael Trevisan | Gerente De Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Senai PR  (10 minutos)

  • FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA – PROCESSO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA FOMENTO AO NAPI AUTOMOTIVO –
    Luiz Márcio Spinosa | Diretor De Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária (5 minutos)
  • DEBATES (25 minutos)
  • ENCERRAMENTO (5 minutos)

Moderação: Max Forte (Brose)

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR