Começa a preparação para a WorldSkills Américas

Brasil será representado pelo Senai Paraná na ocupação de Arte 3D para games

Os treinamentos presenciais serão realizados na unidade Dr. Celso Charuri do Sistema Fiep, com sala exclusiva para a ocupação de Arte 3D para games. (crédito da foto: Gelson Bampi)

WorldSkills Américas, que reúne instituições de educação profissional dos países das Américas e Caribe, divulgou a chamada convocatória dos alunos de educação profissional para a competição de 22 a 27 de novembro deste ano. O Senai Paraná vai representar o Brasil na ocupação Arte 3D para games com a aluna do Senai Portão, em Curitiba, Anne Louise Paiva Calamucci, medalhista de ouro na Seletiva Nacional WorldSkills em 2020 e que concorre à vaga na final para a disputa de melhor profissional brasileiro da categoria para representar o Brasil na 46ª WorldSkills Competition de 2022, na cidade de Shanghai, na China.

Este ano, a WS Américas será 100% on-line, em decorrência da pandemia, e cada país será responsável por organizar a infraestrutura do ambiente de prova com câmeras que farão o stream ao vivo do competidor no momento da realização da prova.

“Sabemos que a WorldSkills é uma competição que envolve emoção e muito networking mas, infelizmente, por conta do momento, vamos nos adequar a um modelo mais seguro e esperar que em 2022, na WorldSkills mundial, as condições permitam a realização do evento presencial”, comenta Anne que já está em preparação para a competição das Américas. “Me sinto preparada e confiante para representar pela primeira vez o nosso país internacionalmente na ocupação de Arte 3D para jogos na WS Américas. Estou em treinamento e competindo desde 2019, quando ganhei a estadual paranaense e posteriormente em 2020 a competição brasileira. Agora, chegou o momento de mostrar para o mundo que estamos trabalhando duro e a nossa vontade de superar os desafios é grande”.

“Ter a oportunidade de alavancar ainda mais a carreira da Anne por meio da Worldskills América e termos sido escolhidos para representar o Brasil, como novo Expert da WS América na modalidade de Arte 3D para Jogos Digitais, apenas reforça nosso compromisso e responsabilidade de mantermos nosso Ouro. Os treinamentos seguem a todo vapor, queremos mais uma medalha para a coleção”, comenta o expert Allan Schran, do Senai Paraná para a modalidade Arte 3D para Jogos Digitais, e treinador da Anne para a Worldskills.

“Nossos alunos competidores, ao se prepararem para participar dos eventos da WorldSkills, dispõem de formação de excelência para o mercado, despertando o interesse para o aperfeiçoamento técnico e motivação para o estudo”, destaca o delegado técnico da WorldSkills do Senai Paraná, Marcos Pires.

Os treinamentos presenciais serão realizados na unidade Dr. Celso Charuri do Sistema Fiep, com sala exclusiva para a ocupação de Arte 3D para games, respeitando todos os protocolos de segurança exigidos pelo momento e pela competição. “Vamos criar um ambiente criativo e inspirador para realizarmos os treinamentos que nos prepararão para a fase americana da WorldSkills. Queremos que isso seja herdado pelos próximos competidores da ocupação”, finaliza Anne.

About Author