Senai no Paraná lança primeira Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do país

Quão inteligente é sua cidade? Ela inova como deveria? O conceito de cidades inteligentes vem sendo debatido no Brasil e no mundo e sua importância vai além de trazer conectividade: é garantir o básico como saneamento, segurança, mobilidade urbana e saúde para todos, aprimorando com a tecnologia a qualidade de vida das pessoas que ali residem. Segundo Kleber Cuissi Canuto, coordenador de Ciência de Dados e líder de iniciativas em Cidades do Sistema Fiep, a ciência de dados será uma das ferramentas fundamentais no desenvolvimento e planejamento das cidades. “Ela permite maior transparência e racionalidade na tomada de decisões relacionadas à infraestrutura, promoção de novos empreendimentos e modelos de negócios”, explica.

Neste cenário, o Sistema Fiep lança o primeiro Programa de Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do Brasil, pós-graduação com duração de 12 meses que tem o objetivo de unir os dados gerados pelas cidades, órgãos e indústrias para tornar a vida de todos mais prática e fácil. “Com a Residência, queremos incentivar que, cada vez mais, as instituições voltadas às cidades saibam tomar decisões mais eficientes e rápidas baseadas em dados. Os dados nos possibilitam entender os gargalos e trazer propostas de melhorias”, sinaliza Canuto. Na modalidade de pós-graduação no formato de residência o aluno concilia aulas e matérias teóricas com práticas de trabalho para oferecer melhorias nos processos produtivos das organizações.

O Programa, segundo o coordenador, é uma oportunidade para as instituições usarem a tecnologia a seu favor e aumentarem a qualidade de vida de todos. “Hoje cada pessoa produz uma quantidade excessiva de dados que, muitas vezes, não são analisados pelas grandes corporações e instituições governamentais por falta de equipe e conhecimento. E é aí que queremos atuar: na formação de capital humano apto a desenvolver e aplicar as tecnologias que compreendem a ciência de dados na pesquisa e resolução de problemas de negócios das cidades”, esclarece.

Como funciona

A iniciativa acontecerá em duas fases. Inicialmente, estão abertas as inscrições para que prefeituras, indústrias e empresas fornecedoras de soluções para cidades, inscrevam seus desafios. Elas poderão aderir ao programa adquirindo quotas que dão direito a provas de conceitos relacionadas à ciência de dados em cidades inteligentes, tendo acesso a conhecimento, know how e mão de obra qualificada. Assim, terão inovações promovidas através do programa, interação com o universo acadêmico e ainda poderão, ao fim do período, contratar o estudante para implementar em profundidade a solução na empresa.

Os problemas propostos podem envolver diversas áreas, como governança, mobilidade, economia, meio ambiente, pessoas e segurança. Para inscrever um desafio da sua empresa, clique aqui.

Já na segunda etapa serão abertas as matrículas para os pesquisadores e profissionais bolsistas interessados em compor a equipe que proporá a solução dos projetos. “O Programa é 100% on-line, por isso será válido para participantes de todo o Brasil com qualificações diversas: Ciências Sociais, Administração e Ciências Exatas, por exemplo. A iniciativa tem cunho prático e busca resolver problemas colocados por empresas por meio da inteligência artificial”, comenta Canuto. Além do título de pós-graduação, os estudantes terão atuação prática em projetos de cidades inteligentes, interagindo com as empresas e seus profissionais e tendo a oportunidade de mostrar seus talentos.

Os alunos, que terão mentoria de especialistas das áreas, irão estudar temas como Fundamentos de Ciência de Dados; Coleta, Processamento e Mineração de Dados; Modelagem de Dados e Visualização de Dados e Deployment. No curso, os residentes terão, além de outros benefícios, uma remuneração mensal líquida para se tornarem profissionais altamente capacitados no mercado.

Para saber mais sobre o Programa de Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes, acesse o site do Senai.

About Author