Institucional > FIEP

Sindemcap formaliza a posse de sua nova diretoria

Evento no Campus da Indústria teve a participação do presidente do Sistema Fiep e de autoridades

Nova diretoria do Sindemcap tomou posse nesta quarta-feira (6), em cerimônia no Campus da Indústria. Foto: Gelson Bampi

O Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras no Estado Paraná (Sindemcap) realizou, na noite desta quarta-feira (8), a posse de sua nova diretoria para o triênio 2021-2024. O industrial Diego Mocellin, da Calcário Mocellin, assume a presidência, sucedendo a Luciano Henrique Buzatto, que agora passa a atuar como vice-presidente. A cerimônia aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba, e contou com a participação do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, além de autoridades, membros do sindicato e associados.

Para o presidente do Sistema Fiep, “assumir a presidência de um sindicato é comprometer-se com o desenvolvimento industrial e com o aumento da representatividade do setor”. Carlos Valter reforça ainda que é por meio da união que se estabelece uma relação mais forte e uma parceria mais significativa entre os empresários industriais. Na sequência de seu discurso, ele entregou ao novo presidente do Sindemcap um pin simbólico de diretoria.

O envolvimento de Diego Mocellin com o sindicato não é recente: com 36 anos, ele atua no Sindemcap há nove – já foi tesoureiro, secretário e vice-presidente. Agora, na liderança do sindicato, entende que um dos seus principais desafios será mudar a percepção da sociedade em relação à indústria, especialmente com o setor de mineração. “A gente está vivendo um momento de muito preconceito com a indústria, e a ideia é fazer com que a sociedade, principalmente as gerações mais novas, tenham uma percepção diferente. Temos que mostrar o quanto contribuímos para a economia, pois o uso do calcário ajuda a melhorar a eficiência na agricultura e tem diversas aplicações na indústria”, comenta. “Se a gente quer ter uma indústria competitiva nos próximos 20 anos, primeiro a gente tem que fazer com que a sociedade nos enxergue melhor. Se a gente não conseguir fazer isso, vai ser difícil”, completa.

Luciano Henrique Buzatto, presidente da gestão 2018-2021 do Sindemcap e atual vice-presidente da entidade, comentou sobre os desafios de seu mandato, que por um período aconteceu em meio à pandemia do novo coronavírus. “A pandemia trouxe uma onda de incertezas no nosso setor, mas surgiu como uma oportunidade, pois a agricultura se sobressaiu muito bem e colocou o calcário agrícola, que é o nosso principal produto no Sindemcap, num patamar que já almejávamos e que ainda tem muito a acrescentar na adição de qualidade das nossas lavouras”, comenta.

O cenário atual e as projeções para os próximos anos sinalizam, segundo ele, que possa existir uma dificuldade maior na entrada de adubos e insumos importados no Brasil, seja pela escassez dos produtos ou pela escalada de preço. “Se isso acontecer, o calcário agrícola, que é o nutriente corretivo natural do solo, possivelmente terá um papel de destaque nas próximas safras”, esclarece.

Na sequência, Cezar Augusto Pian, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal da Agricultura no Paraná, comentou que o trabalho desenvolvido pelos industriais tem sido fundamental para que a agricultura paranaense seja cada vez mais reconhecida. E reforçou, ainda, a relevância dos sindicatos. “Nos últimos tempos, presenciamos muitas dúvidas ou pontos de vista divergentes em relação a isso, mas temos que reafirmar que o sindicalismo precisa ser preservado e fortalecido. E a presença de vocês aqui confirma a importância de fortalecermos as nossas instituições”, acrescenta.

Gerson Colodel, prefeito do município de Almirante Tamandaré, falou sobre os desafios enfrentados no Brasil, afirmando que a agricultura é um dos setores que vêm se sobressaindo na economia. “Com a pandemia, vários estabelecimentos, em vários ramos, sofreram muito. Mas os dois ramos que seguraram a economia do país foram a agricultura e a construção civil, e a agricultura está intimamente ligada a este sindicato”, observa. Ele ainda anunciou algumas melhorias previstas que contribuirão com o setor de extração de mármores, calcários e pedreiras, destacando a duplicação da Rodovia dos Minérios, que deve melhorar o trânsito, contribuindo para a segurança dos motoristas, e o escoamento da produção das indústrias.

O evento teve ainda a participação de Nenéu Artigas, prefeito de Itaperuçu, Camilo Lovato, vice-prefeito do município de Almirante Tamandaré, Adriano Bueno, secretário de Comunicação de Almirante Tamandaré, Aristides Gustavo Machado, secretário de gabinete da prefeitura de Almirante Tamandaré, José Luiz Binoto, diretor-executivo da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo, e Marcelo Poli, presidente do Sindical PR. Da diretoria da Fiep, participaram Fábio Pires Leal, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindiminerais PR, e Cláudio Grochowicz, diretor da Fiep. Os dois também atuam no Sindemcap.

Confira as fotos neste link

About Author