Senai Paraná é destaque durante etapa nacional para o mundial de profissões na China

Estado é eleito o segundo melhor em Eletrônica e o terceiro melhor em Mecatrônica durante seletiva para a maior competição de educação profissional do mundo

Dupla de Mecatrônica, Guilherme Nenevê Sanches e Ricardo da Hora Batista, conquistam Bronze inédito para o Paraná na etapa nacional da competição (crédito da foto: divulgação)

A formação de nível técnico do Senai Paraná em Eletrônica sagrou-se como a segunda melhor do país durante a seletiva final que definiu o representante do Brasil para o mundial de profissões de 2022, em Shanghai.  “Tenho o sentimento de missão cumprida. Passei por um período de muito treinamento, dedicação e preparação para a competição. Foi uma semana intensa e de superação, fazendo o meu melhor e representando muito bem o nosso estado durante a competição”, diz Daniel Nogueira Lundgren, que disputou em Cuiabá (MT), no início do mês de dezembro, a vaga para representar o país durante a 46ª WorldSkills Competition. 

Já a dupla Guilherme Nenevê Sanches e Ricardo da Hora Batista, que participou da eliminatória final em Mecatrônica, trouxe o bronze para o estado“Depois de uma semana de muita superação, essa medalha é uma recompensa por tudo o que vivemos durante a competição, que nos mostrou que temos que ser perseverantes e determinados em nossos objetivos”, comentou Guilherme. 

Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, destaca a boa colocação conquistada pela dupla. “A medalha de bronze em mecatrônica é  inédita para o Paraná. Nunca conquistamos uma posição tão boa no ranking nacional nesta ocupação e estamos evoluindo. Já em Eletrônica temos tradição. Em 2011 nos tornamos campeões mundiais em Londres, mas a medalha de prata nesta seletiva nacional também é muito boa para o nosso estado; mostra que permanecemos entre os melhores do país para esta ocupação profissional”. 

Medalhistas já são contratados da Indústria 

“A WorldSkills possibilita a avaliação de nosso processo de desenvolvimento de jovens aprendizes e sempre traz oportunidades de melhorias. Os jovens que participam desta competição se destacam em diversas áreas de nossa empresa pela competência e profissionalismo”, explica Fábio Silveira, chefe de treinamento técnico da Bosch, indústria que tem no seu quadro de colaboradores sete jovens aprendizes competidores profissionais para esta edição da WS nas modalidades de Eletrônica, Mecatrônica (dupla), CAD, Engenharia Reversa, Fresagem CNC e Tornearia CNC. 

Já o delegado técnico do Senai Paraná explica a importância da parceria do Senai com a indústria para a formação e capacitação profissional dos competidores. “A Bosch investe junto conosco na WorldSKills, participando do planejamento, preparação e treinamento dos alunos que são preparados para a competição. A nossa parceria com a indústria é sempre muito importante para alcançarmos a excelência de nossa formação profissional, cumprindo nossa missão de preparar bons profissionais alinhados às reais necessidades do mercado”, finaliza Pires. 

Senai Paraná permanece na disputa para representar o Brasil no mundial de 2022 em Shanghai 

“Estou feliz com o resultado dos nossos competidores até aqui. A delegação do Paraná é grande e com certeza ainda vamos colher muitos frutos e colecionando medalhas. Certamente teremos o Paraná representando o Brasil no mundial do próximo ano”, diz Marcos Pires. 

Referência no segmento de formação técnica para as indústrias instaladas no estado, o Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro integrantes do seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais do estado em áreas como Mecatrônica, Arte Digital 3D para Game, Robótica Móvel, Computação em Nuvem, Gestão de Sistemas de Redes TI, TI Solução de Software, Eletrônica, Web Design, Aplicativos para Celular, Tecnologia da Moda, Tecnologia em Laboratório Químico, Tecnologia da Água, Cyber Security, entre outras.  

Durante a WorldSkills os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. Para isso, os estudantes precisam aliar dedicação, prática e determinação para vencerem e passarem pelas etapas estaduais e nacionais de educação profissional de seus países e competirem na fase mundial.

Sobre a WorldSkills International (WSI)  

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento, reunindo os melhores alunos profissionais técnicos de mais de 60 países. Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional. Em 2022, a WorldSkills International (WSI) vai acontecer na cidade de Xangai, na China. 

Todas as informações sobre a participação do Senai Paraná na WorldSkills International estão disponíveis no site www.senaipr.org.br/worldskills/ 

About Author