
É fato que vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, conectado e em constante transformação. Diante desse cenário recheado de incertezas e mudanças, o professor tem papel fundamental na formação de jovens que iniciam a etapa final da Educação Básica e, em 2025, terão que escolher qual caminho seguir para iniciar no mundo do trabalho e na formação profissional.
“Todos os setores estão se transformando e precisamos rever o nosso modelo de educação. Estamos formando alunos para um mundo de mudanças e para resolver problemas que ainda não existem”, diz Camila Karino, doutora em avaliação pela Universidade de Brasília (UNB) e ex-coordenadora geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE). “Para isso, precisamos de um novo modelo de educação e a Reforma do Ensino Médio vem provocar o Sistema Educacional para que se inspire em modelos mais bem sucedidos que o nosso”, acrescenta.

Segundo Karino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma normativa forte, com diretrizes claras em relação ao que deve ser ensinado. No entanto, ela lembra que o engajamento dos alunos é o elemento central para um aprendizado verdadeiro. “O pertencimento, o trabalho por competências, o estudo com significado e a autonomia do aluno são pilares embutidos na Reforma e eu acredito que isso pode colaborar para trazer resultados melhores para o Ensino Médio”, diz.
Para a ex-coordenadora do INPE, o professor é a peça-chave de todo o processo. “A proposta pode ser muito boa, mas o professor é elemento central de todo o processo de ensino-aprendizagem. O que não muda é a essencialidade do professor em todo esse processo que é algo enriquecedor para ambas as partes”, afirma.
Novo Ensino Médio possibilita trabalhar habilidades e competência por meio de Itinerários Formativos
De acordo com a nova Lei Federal nº 13.415/2017, conhecida como Nova Lei do Ensino Médio, o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, sendo: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; e V – formação técnica e profissional.

Diante do novo cenário de adaptações frente à Lei Federal, que entra em vigor a partir de 2022 para todas as escolas públicas e particulares do país, a doutora em avaliação destacou a importância do trabalho por habilidades e competências por meio dos Itinerários Formativos. “Devemos trabalhar não pensando no conteúdo por si só, mas no desenvolvimento de habilidades e competências que tenham relação com o projeto de vida dos jovens matriculados no Ensino Médio”, explica. “A Reforma fala o que devemos fazer, mas não fala como isso deve ser feito. Cada escola pode organizar, construir e adaptar a proposta de acordo com a sua realidade e necessidade”, acrescenta.
No entanto, Karino alerta sobre a importância da reformulação dos processos avaliativos de acordo com a nova política pública. “A mudança só vai ser efetiva se os processos avaliativos e de acompanhamento estiverem alinhados com a metodologia aplicada”, disse. “Não adianta mudar a prática se continuarmos avaliando da maneira tradicional”, acrescentou.
É necessário aproximar a Reforma do Ensino Médio das famílias
Durante a conversa, Camila Karino apontou que ainda existe um trabalho explicativo a ser feito com as famílias dos jovens que ingressam agora no novo Ensino Médio. Segundo ela, ainda há falta de compreensão e confiança em relação ao assunto. “Existe um trabalho desafiador de entendimento voltado às famílias. Precisamos aproximar as famílias dessa política pública. Elas estão mais distantes dessa discussão e ainda têm receios em relação aos resultados e mudanças”, disse Karino.
Pensando nesse desafio, os Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional organizaram para 2022 o programa “Papo Reto com as famílias”. A iniciativa tem como objetivo trazer temas de atenção e destaque para todas as famílias e jovens, colaborando para reflexões em relação aos cenários e perspectivas para os jovens no mercado de trabalho; o futuro do trabalho e o trabalho do futuro; gestão de carreira e gestão emocional.
“Proporcionar informação e conhecimento de qualidade às famílias, também é tarefa da escola”, diz Raphaela Gubert, Coordenadora de Educação e Negócio do Sesi Paraná. “O espaço educativo serve para debater e construir experiências que contribuam na formação integral do aluno, preparando-os para que tenha sucesso em suas escolhas profissionais e na vida. É um caminho que precisa, também, ser percorrido por eles dentro da escola”, acrescenta.
Metodologia adotada pelo Colégio Sesi da Indústria é referência para o País
Segundo a ex-coordenadora do INPE, o Colégio Sesi da Indústria já é referência na implantação da Reforma do Novo Ensino Médio. “Vejo que a proposta de interdisciplinaridade do Colégio Sesi é muito interessante. O que vocês têm desenvolvido nesse ponto é muito avançado em relação a outras escolas”, disse Karino aos professores. “Acho que vocês são referência na implementação da Reforma e estão bem à frente nesse processo se comparados a outras escolas do país”, acrescentou.
Em 2022, os Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional começam de maneira gradativa a implantação do Novo Ensino Médio, com uma matriz curricular diferenciada e com foco no V Itinerário Formativo. “Temos dentro de casa mais de 70 anos de experiência com cursos técnicos e profissionalizantes por meio do trabalho do Senai”, diz Raphaela. “Nosso grande diferencial competitivo será uma formação geral básica de muita qualidade, com uma proposta de trabalho única, premiada internacionalmente, com foco total na formação técnica de nossos alunos”, completa a Coordenadora de Educação.
Itinerário Formativo que agrega Curso Técnico na formação básica soma para o desenvolvimento dos alunos
Para a ex-coordenadora do INPE, a quarta grande mudança na Reforma é a valorização do Ensino Técnico Profissional. “A gente vem de um sistema educacional que não valorizava o ensino técnico profissional e agora ele ganha um corpo e uma sustentação maior nessa proposta”, disse Karino.
Desde que a nova Lei do Ensino Médio foi estabelecida, em 2017, o Colégio Sesi da Indústria e o Senai Paraná iniciaram um trabalho de integração para desenhar a nova proposta de ensino com objetivo de unir a educação básica ao V Itinerário Formativo por meio da Educação Técnica Profissional.
“A conversa entre a educação básica e profissional precisa acontecer de maneira alinhada para que o aluno perceba a sua formação com um currículo integrado”, diz a Coordenadora de Educação e Negócios do Senai Paraná, Camila Zanella. “O Senai está preparado para oferecer o V Itinerário formativo não apenas para as unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Colégios Sesi Internacional, como para todas as escolas que manifestarem interesse em oferecer aos seus alunos a Educação Técnica Profissional concomitante ao Ensino Médio”, acrescenta Zanella.
Os alunos que optarem pelo V Itinerário Formativo ao longo do Ensino Médio poderão escolher entre 13 opções de Cursos Técnicos de acordo com a disponibilidade do Senai em cada região. Integram a lista a formação em Automação Industrial; Biotecnologia; Cooperativismo; Desenvolvimento de Sistemas; Edificações; Eletromecânica; Eletrotécnica; Manutenção Automotiva; Mecânica; Mecatrônica; Programação de Jogos Digitais; Química; e Rede de Computadores.
EM 2025, alunos terão novo processo avaliativo do ENEM alinhado à Reforma do Ensino Médio
Em relação aos processos avaliativos, Camila Karino revelou que indicativos do INEP demonstram que a avaliação do ENEM vai estar casada com a BNCC. “Teremos um alinhamento fino com o que a BNCC vem trazendo. Os alunos não serão avaliados somente na parte de formação básica, mas também serão avaliados na parte dos Itinerários Formativos”, revelou.
Segundo ela, o INEPE está redesenhando a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio de maneira geral e essa nova forma de avaliação será divulgada ainda em 2022. “Este é o ano para conhecermos essa nova matriz de avaliação, como será o novo formato de avaliação dos alunos que entram agora na primeira série do Ensino Médio e irão participar, na terceira série do ENEM já no novo formato, avaliando a parte de formação comum e a parte de itinerários formativos”, acrescentou.
Sobre o Novo Ensino Médio:
A Nova Lei do Ensino Médio Novo (Lei Federal nº 13.415/2017), estabelece que o ensino médio seja composto por dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os itinerários formativos. Além disso, amplia a sua carga horária, passando de 800 horas para 1.000 horas anuais. Ao longo de três anos, o estudante terá cumprido 3 mil horas, sendo 1.800 destinadas para a FGB e 1.200 para a realização dos itinerários formativos. A implantação do novo modelo também será gradativa. Começa em 2022, pelo 1º ano do Ensino Médio, segue em 2023 para as segundas séries e, em 2024, completa o ciclo, para as terceiras séries. Para quem já está no Ensino Médio (segundas e terceiras séries em 2022) nada muda; esses estudantes continuam na organização curricular anterior à 2022.
Sobre a Semana Pedagógica do Sistema Fiep
A Semana Pedagógica do Sistema Fiep aconteceu de 24 a 28 de janeiro, de maneira híbrida, intercalando palestras online e atividades presenciais nas mais de 40 unidades Sesi, Senai e IEL estrategicamente distribuídas no estado. Ao todo, 1.190 docentes participaram do evento que também abordou o tema da Transformação Digital por meio de palestra exclusiva com Conrado Schlochauer, empreendedor, ativista da aprendizagem e autor do bestseller Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo. O encerramento da Semana Pedagógica ficou por conta da futurista Béia Carvalho, que inspirou os docentes falando sobre Inovação e Futuro. O evento de abertura contou com palestra exclusiva de Jorge Coutinho, especialista em coaching e desenvolvimento Humano, falando sobre Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Para saber como foi a conversa, clique aqui.