Paraná é o terceiro melhor do país em Tecnologia da Água

Ocupação profissional retrata a vida do operador de estação de tratamento de água e efluentes, exigindo conhecimentos químicos, mecânicos e de automação para entrega de água potável à população

Da esquerda para a direita, Rodolfo Andrade, avaliador e treinador do Senai Paraná para a WorldSkills na modalidade, Victor Lucas Mamede (ao centro), e Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills (foto: Gelson Bampi)

Competindo com os estados da Bahia e de Pernambuco, o Paraná, com o Técnico em Biotecnologia Victor Lucas Mamede, do Senai Paraná, colocou o Estado na terceira melhor posição do ranking nacional em Tecnologia da água. A definição ocorreu na semana de 21 a 25 de março, durante a etapa nacional da WorldSkills International, maior olimpíada do conhecimento do mundo, envolvendo profissionais de nível técnica de mais de 85 países em 63 diferentes áreas de atuação. 

“Tenho a sensação de dever cumprido. Sei que dei o meu melhor e todo o esforço será recompensado”, diz Mamede. “Agora, vou focar na minha carreira para colocar em prática tudo o que aprendi para estar entre os melhores do Brasil. A WorldSkills me transformou em uma pessoa melhor e em um profissional extremamente capacitado para o mercado”, completa. 

“Mais uma vez o Paraná figurou entre os três melhores do país. As provas neste tipo de competição são de altíssimo nível e sempre de acordo com a evolução do mercado. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, entregando para as indústrias os melhores jovens técnicos profissionais em suas áreas de atuação”, avalia Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. 

A organização e a capacidade instalada da unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), escolhida para sediar a ocupação, foi elogiada pelo representante do Senai Nacional professor José Gonçalves de Leitão, que acompanhou a prova para validação e escola do melhor representante brasileiro nesta ocupação. “O Paraná, tecnicamente, atendeu muito bem todas e supriu muito bem todas as necessidades para a realização dessa competição. Estamos extremamente satisfeitos pela realização do evento nesta unidade no Estado do Paraná”, afirmou. 

A primeira colocação ficou com o Estado da Bahia, seguido por Pernambuco. 

“Tenho um sentimento de felicidade e de dever cumprido. A competição foi bastante acirrada do início ao fim e agora vou focar e me preparar para os próximos passos da minha carreira”, disse Wanderley Dias, medalha de ouro pelo Senai da Bahia.  

Outros resultados de destaque do Senai Paraná durante a semana 

Além de Victor Lucas Mamede na terceira posição nacional em Tecnologia da Água, o Paraná conquistou outras importantes colocações ao longo da semana em outras áreas de atuação. Em Vila Velha (ES), o Estado ficou na quarta posição geral com a competidora do Senai de Londrina, Alice Mazuchin Pereira na modalidade #31 – Tecnologia da Moda, e em Campina Grande (PE), conquistamos o Bronze com Nicolas Edouard Srour representando o Estado na área #05 – Desenho Mecânica em CAD. No sábado, 26, a Prata veio com Bruno Bueno Dias dos Santos na modalidade #12 – Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, durante eliminatória sediada na cidade de Belo Horizonte (MG).

Nas próximas semanas, fechando as rodadas de competições na etapa nacional da WorldSkills, o Senai Paraná entra novamente em cena, desta vez com Marcus Vinicius Pires competindo, de 28 de março a 1º de abril, na modalidade #07 – Fresagem CNC na cidade de Canoas (RS). Na semana seguinte, encerrando a participação paranaense, Vinicius Arduino Rosa disputa a melhor colocação para a modalidade #20 – Construção em Alvenaria, de 4 a 9 de abril na cidade de Belo Horizonte (MG).  

Sobre a WorldSkills e a relação com o mercado de trabalho 

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países. Com desafios em 63 modalidades diferentes organizadas em seis grandes eixos de atuação, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.    

“Sabemos que a WorldSkills é uma organização cheia de filiadas e cheia de empresas interessadas em investir em jovens que, assim como eu, pensam em um futuro tecnológico e inovador. Eu penso muito em criar relações para fazer a diferença no mundo”, completa Mamede. 

“Essa olimpíada do conhecimento acompanha de perto as necessidades da indústria bem como as tendências globais e de meio ambiente. Por isso, o Senai Paraná qualifica seus profissionais de nível técnico seguindo padrões de excelência em suas áreas de atuação”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná a WorldSkills. “O nosso objetivo é formar os melhores para que sigam prósperos em suas carreiras profissionais tendo a certeza de que foram preparados com o que há de mais completo em tecnologia, máquinas, equipamentos e inteligência, respondendo com rapidez e dinamismo às necessidades do mercado”, completa Pires. 

Para conferir a galeria completa da premiação, clique aqui.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR