Institucional > Crédito

Live promovida pela Fiep aponta soluções para renegociação de dívidas

Objetivo é orientar empresários do setor industrial sobre os processos de revisão de contratos de empréstimos e apontar estratégias para firmar acordos junto aos bancos

Evento vai mostrar como proceder com operações já contratadas e qual o melhor momento para solicitar uma renegociação. (Foto: Adobestock)

O aumento expressivo da taxa de juros nos últimos meses, a intensa procura por empréstimos para capital de giro durante o período mais crítico da pandemia e a instabilidade econômica no país geraram um aumento no endividamento das empresas. Para orientar os industriais paranaenses sobre a melhor forma de manter seus compromissos com os bancos em dia, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná promove, no dia 24 de maio, às 16 horas, o webinar Renegociação de Dívidas.

O objetivo é levar informações aos empresários sobre os principais pontos de atenção na hora de contratar crédito junto aos bancos e avaliar se as operações contratadas anteriormente podem ser renegociadas em condições mais favoráveis, evitando o endividamento elevado e a inadimplência. “Esse tema é indispensável se lembrarmos que muitas empresas fizeram uso intensivo de linhas de crédito emergenciais no período da pandemia”, explica o especialista do NAC, João Baptista Guimarães.

“A motivação para trazer esse tema em debate se deve ao aumento expressivo no custo do crédito nos últimos meses, decorrente principalmente do aumento da taxa SELIC em um curto intervalo de tempo. Isso impacta não só as novas operações de crédito, mas em alguns casos também em operações anteriormente contratadas”, comenta.

O especialista conta que, no período entre 2020 e o início 2021, a taxa SELIC se manteve estável e em patamares baixos, chegando a um valor mínimo de 2% ao ano. “Mas, após este período, o Banco Central iniciou uma série de aumentos buscando controlar a inflação. No intervalo de um ano, a taxa subiu até o valor atual de 12,75% ao ano, com perspectiva de novos aumentos até o final do ano”, acredita.

De acordo com Baptista, em função da pandemia e da crise econômica atrelada a ela, muitos empresários tiveram de contratar empréstimos de programas emergenciais para manter suas atividades e hoje enfrentam dificuldades para honrar os pagamentos, principalmente pelo aumento expressivo das taxas de juros.

“Vamos mostrar como o industrial deve proceder com as operações já contratadas. A apresentação busca responder qual é o melhor momento para solicitar uma renegociação, como identificar cláusulas abusivas de contratos de empréstimo, que estratégias de negociação com os bancos podemos seguir e como fazer uso da portabilidade de empréstimos, entre outros temas”, informa.

Além do especialista do NAC, João Baptista Guimarães, participa da live a advogada e professora Andressa Jarletti Gonçalves de Oliveira. O evento virtual terá duração de uma hora, será transmitido pelo Canal da Indústria no Youtube e não é necessário fazer inscrição prévia.

 

***Mais informações podem ser obtidas no site www.fiepr.org.br/credito , pelo e-mail nacpr@sistemafiep.org.br.

 

PROGRAMAÇÃO

Webinar Renegociação de Dívidas

24 de maio – 16 horas.

Canal da Indústria Sistema Fiep – YouTube

  • Abertura
  • Quando buscar crédito?
  • O que observar nos contratos bancários?
  • Qual o momento de renegociar uma dívida?
  • Estratégias e passos para renegociação
  • Pontos importantes
  • Dúvidas
  • Encerramento

About Author