Coluna > Coluna semanal

Senai e Sesi Paraná lançam chamadas com foco em sustentabilidade, segurança e saúde do trabalho

Iniciativas possibilitarão produtividade e competitividade da indústria por meio da inovação

Sesi e Senai estão com chamadas de inovação abertas

Pensando em soluções de melhoria ou novos produtos para segurança e saúde dos trabalhadores da indústria​, o Sesi Paraná abriu o Edital Sesi Tech. A iniciativa terá aporte de R$ 20 milhões e apoiará o desenvolvimento de projetos de cooperação entre Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná e indústrias paranaenses, por meio de recursos não reembolsáveis, para o desenvolvimento de novas soluções com foco em saúde e segurança na indústria.  

Os projetos poderão ser submetidos ao longo do ano em três ciclos de avaliação contínuos, de acordo com a disponibilidade do recurso, em três categorias pelo porte da indústria. O aporte do recurso estará dividido de acordo com cada categoria, podendo chegar até 400 mil reais por projeto (categoria Grande Indústria) e as empresas deverão apresentar contrapartidas financeiras de 10%, 20% ou 30% para complementar o desenvolvimento do projeto. 

O Sesi Paraná considera inovação em segurança e saúde para a indústria o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções aplicadas que tenham potencial de escala e gerem impactos mensuráveis para a produtividade. Portanto, as instituições podem inscrever projetos e soluções com potenciais impactos e benefícios para saúde e segurança do trabalhador​, maturidade tecnológica compatível com os níveis do TRL (03 a 07)​, viabilidade técnica, orçamentária e de tempo de execução e ter grau de diferenciação em relação a outras soluções no mercado​. O prazo de execução dos projetos é de até 18 meses, podendo, em casos excepcionais, ser prorrogado por mais seis meses. 

Mobilidade sustentável e conectada
Já as startups que tenham competências técnicas em temas relativos a veículos comerciais e geração de energia – mobilidade sustentável e conectada, podem se inscrever até dia 10 de junho na Chamada Bosch de Inovação Aberta, que tem como objetivo conectar as startups para os desafios da empresa. A iniciativa, realizada pela Plataforma de Inovação para a Indústria, Senai Paraná e nacional e a indústria, possibilitará aos projetos de inovação apoio financeiro não reembolsável sob forma de cooperação. A chamada contará com apoio de até R$ 2 milhões em contrapartidas financeira e econômica para desenvolvimento de projetos em parceria com a rede de Institutos de tecnologia e inovação do Senai no Paraná. 

Para participar, as startups deverão se enquadrar em um dos quatro desafios propostos pela Chamada. São eles: potencializar novos negócios relacionados à baixo carbono com foco em mobilidade, viabilizar ações de economia circular na cadeia automotiva, implementar tecnologias para monitorar ou melhorar qualidade de combustível e/ou potencializar e monetizar informações veiculares para melhorar a vida das pessoas. Buscam-se parcerias com startups com modelo de negócio maduro, que apresentem soluções passíveis de serem implementadas. 

Para se inscrever no Sesi Tech acesse sesipr.com.br/sesitech. Já para mais detalhes sobre chamada Bosch de Inovação Aberta, senaipr.com.br.

About Author