Campus da Indústria, em Curitiba, está com inscrições abertas para Cursos Técnicos na área da Moda

Inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto e aulas iniciam no dia 15 de gosto. Formação permite trabalhar com a viabilidade dos processos produtivos do vestuário

Cursos na área do vestuário ofertados pelo Senai Paraná são voltados para a prática profissional de toda a cadeira que alimenta o setor (foto: Gelson Bampi)

A unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba, está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto, ou enquanto houver vagas, para os Cursos Técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário. As aulas iniciam no dia 15 de agosto e, para realizar a inscrição, o interessado pode estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. 

O Curso Técnico em Modelagem do Vestuário é ofertado na modalidade presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Já o Cursos Técnicos em Vestuário acontece na modalidade semipresencial, com aulas no formato presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, e aulas presenciais uma vez na semana, toda quinta-feira, das 18h40 às 22h40. 

Em termos de mercado, em todo o Brasil o setor de vestuário e acessórios é o segundo entre as indústrias de transformação que mais admitiram profissionais em 2022, no acumulado de janeiro a maio, atrás apenas do setor alimentício. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. 

O Paraná é o quarto estado brasileiro com o maior número de trabalhadores no setor, com 43.849 postos, atrás apenas de Minas Gerais (51.937), Santa Catarina (94.827) e São Paulo (112.768), de acordo com a RAIS 2020, do Ministério do Trabalho. 

“As empresas atuantes na moda buscam os alunos formados pelo Senai pelas competências desenvolvidas durante o curso, tanto pelas capacidades técnicas quanto pelas capacidades sociais, organizativas e metodológicas. Pontos importantes na hora da contratação do colaborador nas indústrias”, explica Luciana Ikeda, Supervisora dos cursos técnicos da área do vestuário e gestão da unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba. 

A nova geração de profissionais técnicos na área da modelagem utiliza ferramentas de computação gráfica para moda e técnicas bi e tridimensionais para desenvolver projetos de moda e elaborar desenhos e fichas técnicas. Além do setor industrial, esse tipo de profissional pode atuar em diferentes fases do processo de fabricação, tanto em empresas de desenvolvimento de produtos e projetos, lojas e estúdios, ateliês de costura e figurino, quanto assessoria em modelagem e consultoria em produção para TV, teatro, cinema e desfiles. 

Optei pelo Senai pelo fato de os cursos oferecidos serem voltados diretamente para o mercado industrial. Durante o processo de formação técnica, conseguimos sentir na prática o trabalho feito dentro de uma indústria de confecções”, diz Joseane dos Santos Francisco, formada Técnica em Modelagem do Vestuário pela unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba. 

Segundo ela, o curso contribuiu diretamente para a sua carreira e colocação no mercado de trabalho. “Entrei em uma confecção de roupas feminina, como auxiliar de costura e o curso me capacitou para o cargo de Modelista. Logo em seguida, senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos na área e escolhi cursar Técnico em Vestuário, que entrega uma visão detalhada da confecção e todo o trabalho voltado para a produção das peças. Atualmente, trabalho na mesma empresa, como Modelista e sou responsável pela construção de moldes, encaixe, cálculo de tecidos e desenvolvimento das peças pilotos”, acrescenta a Modelista e acadêmica na graduação em Design de Moda das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. 

Ainda na indústria criativa, o profissional Técnico em Vestuário tem a sua formação voltada para a implementação e supervisão do processo produtivo do vestuário, apoiando o desenvolvimento de produtos para o setor, de acordo com os critérios e padrões estabelecidos.  Com professores atuantes na área, o Curso Técnico em Vestuário oferecido pelo Senai Paraná tem foco na empregabilidade.

O aluno formado pela instituição traz em seu currículo bagagem teórica e prática profissional voltadas à análise técnica de desenvolvimento de produto; tecnologias e inovações aplicadas ao processo de produção do vestuário; gestão dos processos produtivos do vestuário e inspeção da qualidade; além de especificações técnicas relacionadas ao setor. Para ambas as formações técnicas as aulas iniciam no dia 15 de agosto. As mensalidades variam de R$ 201,66 a R$ 268, dependendo do curso escolhido. 

SERVIÇO: 

Curso Técnico em Vestuário e Modelagem do Vestuário 

Inscrições: até 11 de agosto 

Início das aulas: 15 de agosto 

Informações e inscrições estão disponíveis na página: senaidofuturo.com.br/cursos-tecnicos 

About Author