Paraná é o 4º no ranking nacional no setor de transformados plásticos

SIMPEP e Senai Paraná firmam parceria para Curso de Aprendizagem em Preparador de máquina injetora e extrusora de plástico, exclusivo para indústrias e empresa do setor

Oportunidade é exclusiva para indústrias do setor que possuem colaboradores na modalidade Jovem Aprendiz (foto: Gelson Bampi)

Dados do relatório Perfil 2021 elaborado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) apontam que o setor é responsável por empregar mais de 336 mil pessoas em mais de 11 mil empresas em todo o Brasil.  

Os números foram extraídos da RAIS e do Novo Caged do Ministério da Economia e, segundo a publicação, somente no Paraná são mais de 930 empresas na área empregando mais de 26 mil colaboradores. Índices que colocam o estado na 4ª posição do ranking nacional em número de estabelecimentos e geração de empregos no setor de transformados plásticos no Brasil. 

Atento a este cenário, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná (SIMPEP) em parceria com o Senai Paraná lançam o Curso de Aprendizagem em Preparador de máquina injetora e extrusora de plástico, sem custo para a empresa e para o aluno. 

De acordo com o presidente do Simpep, Eliseu Avelino Zanella, o setor do plástico enfrenta grandes dificuldades para encontrar mão de obra qualificada em todos os níveis, especialmente nos cargos de produção, onde a barreira é bem maior.  Ele acredita que o momento é oportuno para a indústria do plástico fazer a lição de casa e poder estar preparada para a virada nos negócios, com a chegada de um ambiente macroeconômico mais propício. “Se quisermos aumentar a produtividade e a competitividade de nossas indústrias, investir em capital humano é mais que uma necessidade, chega a ser uma obrigação”, alerta Zanella. 

Exclusivo para indústrias do setor que possuem colaboradores na modalidade Jovem Aprendiz, o curso é uma excelente oportunidade para transformar a Lei da Aprendizagem em uma iniciativa capaz de preparar e formar jovens talentos para o setor. 

As aulas serão ministradas na unidade Afonso Pena do Senai Paraná, em São José dos Pinhais. Indústrias e empresas interessadas podem fechar turmas com 20 a 35 alunos. Para participar, o jovem aprendiz deve ter entre 18 e 23 anos e cumprir a jornada de 30 horas semanal (6 horas por dia), sendo três dias de fase empresa e dois dias de fase escolar no Senai Paraná. A empresa é responsável pela seleção do jovem e pagamento dos salários e impostos. 

Ao final do curso o Jovem Aprendiz será capaz de identificar principalmente máquinas injetoras e extrusoras e suas respectivas ferramentas na indústria do plástico, tendo uma visão geral sobre as principais operações dessas máquinas. Reconhecer os diversos tipos de ferramentas (moldes), suas características e técnicas de aplicações, identificar e selecionar matérias primas adequadas no processamento do produto e analisar a ocorrência de fenômenos que possam alterar a qualidade do produto acabado, também fazem parte da formação do novo profissional. 

Saber trabalhar em equipe, interagir com clientes internos e externos, demonstrar atenção, observação, concentração, auto-organização, planejamento, criatividade e agilidade, além de saber prevenir-se contra acidentes de trabalho, respeitando normas técnicas de segurança, e higiene e limpeza, também fazem parte da formação do aluno. 

A coordenadora de Educação e Negócio do Senai Paraná, Juliana Maia da Silva Nascimento, destaca a importância de entender a necessidade de formação profissional para a indústria. “Nesse caso do setor do plástico, ofertar um curso de Aprendizagem em consonância com a demanda, desenvolvendo capacidades e competência em jovens e adultos para esse setor e possivelmente inseri-los no mercado de trabalho efetivamente após a conclusão do Programa de Aprendizagem é fundamental”, afirma. 

Indústrias interessadas em realizar o curso de Aprendizagem, devem entrar em contato com o SIMPEP por meio do telefone (41) 3224-9163 ou e-mail simpep@simpep.com.br. 

Entre os setores que mais consomem transformados plásticos segundo a pesquisa elaborada pela Abiplast estão a construção civil, alimentos, automóveis e autopeças, artigos de comércio em atacado e varejo, e bebidas ocupando as cinco primeiras posições da lista. 

Para 2023, a parceria entre o Senai Paraná e o SIMPEP prevê o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Indústria do Plástico: tecnologias, ferramentas e processos produtivos, além de Trilhas Formativas com cinco cursos para requalificação profissional de colaboradores das indústrias associadas ao SIMPEP. 

Jovens maiores de 18 anos, cursando ou conclusão no ensino fundamental ou médio, com interesse em participar do processo seletivo pelas empresas, devem entrar em contato com o SIMPEP: (41) 3224-9163 ou e-mail simpep@simpep.com.br 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR