O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, participou nesta terça-feira (7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, do anúncio feito pelo governo do Estado de um pacote bilionário de investimentos em infraestrutura. As obras, que serão licitadas neste ano e, segundo o governo, iniciam até 2024, alcançam aporte de R$ 3,4 bilhões, abrangendo diversas regiões do Paraná. São novas duplicações, pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, modernização de estradas rurais e novas estruturas portuárias para potencializar o setor.
De acordo com estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgados pelo governo, as obras devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dois anos na construção civil, indústria e comércio, além de representar impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento do PIB em 2023 – variável que pode ser maior no futuro com a instalação de novos negócios nas regiões beneficiadas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que esse novo pacote é parte do projeto implementado há quatro anos de transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul. “Quando assumi, em 2019, criamos um Banco de Projetos para acelerar a contratação de estudos. Agora temos eles prontos e conseguimos viabilizar os recursos para executar mais um grande pacote de obras em todas as regiões. Quando essas obras estiverem concluídas teremos um Paraná cada vez mais integrado, receptivo a grandes investimentos e com qualidade de vida para a população”, disse.
Papel da Fiep
Durante o evento, Ratinho Junior destacou a participação da Fiep nas discussões que envolvem o aprimoramento da infraestrutura do Paraná. “A Fiep tem uma participação muito importante no desenvolvimento econômico e social do Estado. Na gestão do presidente Carlos Valter, tem sido parceira e partícipe das decisões, discussões e debates, apontando inclusive alguns caminhos, fazendo algumas críticas que são importantes e construtivas para a melhor solução para alguns problemas que o Estado possa a vir a ter”, declarou.
Além disso, o governador agradeceu publicamente a Fiep pela participação nas recentes discussões sobre o marco regulatório do gás natural. “O gás é fundamental para o setor industrial paranaense, foi muito debatido e teve uma participação importante da Fiep”, disse. “Agradeço todas as contribuições que a Fiep sempre tem feito para o Estado do Paraná”, acrescentou.
Já Carlos Valter destacou a evolução do setor produtivo e da indústria paranaense nas últimas décadas, com o Estado alcançando atualmente o posto de quarto maior produtor industrial do país. “Conseguimos uma grande evolução nos últimos 20 anos e agora, vendo o governador, no início da nova gestão, anunciar o maior plano de investimento do Estado do Paraná, isso nos causa um orgulho enquanto cidadão e empresário”, afirmou. “Enquanto cidadãos e enquanto industriais, temos todo o interesse na melhor gestão possível desse governo. Nos interessa colaborar porque isso é interesse nosso. Este lançamento dá um norte ao investimento do Estado, com dinheiro do Estado, contemplando todas as regiões”, completou.
Obras previstas
O pacote anunciado nesta terça é composto por 13 grandes obras rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), além de um pacote de revitalização de 195 pontes e obras de arte rodoviárias (trincheiras e viadutos), implementação do Moegão no Porto de Paranaguá e pavimentação de mais cerca de 75 quilômetros de estradas rurais, beneficiando de 20 a 30 municípios.
Também faz parte do pacote um aporte de R$ 100 milhões em projetos para dar início formal a novas obras em todas as regiões. São intervenções sonhadas pela população, mas que ainda não possuem um planejamento detalhado de implantação. A partir da elaboração desses projetos construtivos, podem ser contratadas com mais agilidade nos próximos anos, gerando um novo ciclo de investimento de aproximadamente R$ 3,6 bilhões.
O governador afirmou que a essas obras anunciadas se soma um conjunto de intervenções já executadas ou em andamento, como a Ponte da Integração; a Ponte de Guaratuba; as duplicações da Rodovia dos Minérios e de trechos da PR-323 (Doutor Camargo e Umuarama), da PR-445 (Londrina), da BR-277 (Cascavel e Guarapuava), da PR-092 (Siqueira Campos) e da PR-317 (Maringá); da revitalização da PRC-280; da pavimentação Mato Rico-Pitanga e Irati-São Mateus do Sul; e das obras retomadas em acordos de leniência do antigo Anel de Integração, como a conclusão do Trevo Cataratas e novos viadutos na RMC e Campos Gerais, ou acordos judiciais, como os contornos de Arapongas e Jandaia do Sul.
Além disso, está em fase de construção com o governo federal o pacote de concessão de rodovias que prevê mais de R$ 50 bilhões em investimentos em 3,3 mil quilômetros. O modelo de leilão foi desenvolvido em conjunto pelo Governo do Estado, União, Assembleia Legislativa, setor produtivo e sociedade civil organizada e tem como base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência no processo.
“Obras de infraestrutura projetam o Paraná cada vez mais no cenário nacional. Temos a quarta maior economia do País, um mercado de empregos aquecido e uma população cada vez maior. O Poder Público tem que ser um indutor de mudanças positivas na vida das pessoas. É o que estamos planejando com esse pacote rodoviário, mas também com a Nova Ferroeste e a nova estrutura do Porto de Paranaguá, investindo em todos os modais”, acrescentou Ratinho Junior.
Mais detalhes sobre as obras anunciadas estão disponíveis neste link.