Área de Software e Tecnologia da Informação estão no topo da lista de contratações pelo mercado

Estudo aponta mais de dez profissões emergentes apenas para esse segmento que, até 2031, deve empregar 2,06 milhões de pessoas

Estudo mostra que TI é o segundo setor que mais deve demandar profissionais no curto e no médio prazo, liderando também a demanda no longo prazo

A área de Software e Tecnologia da Informação (TI) permanece no topo da lista quando o assunto é a necessidade de profissionais bem-preparados. Até 2031 estima-se que o setor deva empregar 2,06 milhões de pessoas, sendo 779 mil em 12 profissões emergentes apenas para esse segmento. 

Os dados são do estudo “Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”, realizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e publicado no segundo semestre de 2021 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

De acordo com a publicação, Software e TI representam a base do processo de digitalização dos demais setores industriais, sendo a TI o segundo setor que mais deve demandar profissionais no curto e no médio prazo, liderando também a demanda no longo prazo e não apresentando tendência de redução entre oferta e demanda ao longo do tempo. 

Como profissões mais relevantes para Software e TI o estudo destaca Programador/Coder, Cientista de Dados e Analista de Segurança Cibernética, este último com maior gap entre a projeção de profissionais formados e a demanda do mercado de trabalho. 

Senai oferece Cursos Técnicos na área de TI 

Em comemoração ao dia do profissional de Sistemas de Informação, celebrado em 14 de março, as unidades do Senai estão com oito títulos de Cursos Técnicos na área de TI com matrículas abertas em diferentes regiões do estado. Além de Desenvolvimento de Sistemas, também nas modalidades bilíngue e com foco na indústria 4.0, ainda existe o Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais e o Curso Técnico em Redes de Computadores. 

Daniel Rodrigo Henrique, supervisor dos Cursos Técnicos de TIC no Senai em Londrina explica que o Desenvolvimento de Sistemas 4.0 olha para a indústria, contemplando disciplinas de Fundamentos de Eletroeletrônica e Internet das Coisas (IoT), enquanto o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas foca no desenvolvimento de aplicativos de modo geral. “Ambos os cursos são voltados para quem gostar de estar antenado às novas tecnologias e resolução de problemas utilizando a computação, mas para a verão 4.0 do Curso, além de foco na parte de desenvolvimento de sistemas a formação profissional está direcionada para desenvolvimento industrial e integração de máquinas com a nuvem”, explica. 

A unidade do Senai em Londrina, por exemplo, é uma das cinco academias de segurança cibernética instaladas pelo Senai no país, com laboratórios e infraestrutura para competições cibernéticas e cursos presenciais e on-line, ao alcance de pessoas de todo o Brasil. 

Egresso atesta formação de qualidade do Senai Paraná

João Víctor trabalha em uma fintech com soluções digitais para empreendedores financiarem seu ecossistema produtivo e, segundo ele, o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas realizado no Senai Londrina foi um divisor de águas para a sua carreira e inserção no mercado de trabalho.

“A formação de nível técnico foi crucial para a minha entrada no mercado de trabalho. O curso abordou todos os aspectos importantes da programação e tecnologia, e tive a chance de aprender com professores altamente qualificados e dedicados”, conta. “Além disso, o ambiente de aprendizagem era muito colaborativo e estimulante, o que me permitiu crescer tanto profissional quanto pessoalmente”, acrescenta. “Graças à minha formação, consegui conquistar minha atual posição na Bankme, onde tenho a oportunidade de liderar equipes de desenvolvimento e colaborar na construção de soluções tecnológicas inovadoras para a instituição”, finaliza o egresso. 

Matrículas abertas: 

Com duração média de 18 meses, as aulas nos Cursos Técnicos do Senai Paraná iniciam no dia 27 de março e todos os cursos disponíveis na área de Tecnologia e Informação estão disponíveis no site: senaidofuturo.com.br/cursos-tecnicos. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR